Tópico das Casas

Bom, estou comprador de imóvel pronto a habitar (para rentabilizar/investimento). Centro do Porto.
Confesso que há 2 anos que não olhava para os preços dos imóveis.

Orçamento: 280 a 290 k

E não é que não consigo encontrar nada acima de T1 com 50 m2 no melhor cenário? E mesmo assim é muito dificil, pois a maioria dos T1 no centro já estão acima dos 400k€

Isto é desmoralizante :(

Edit: quando digo centro é ali entre a Batalha e a Reitoria, sem fugir muito desse perimetro.

Com esse orçamento vais estar muito limitado, não há milagres...

Porquê essa zona da Batalha/Reitoria?
Se o foco é turismo, neste momento não deve ser viável. Sendo para alugar para viver, não sei se é o mais atrativo.
Estudantes, é mais eficaz junto aos Polos da Asprela e do Campo Alegre (aqui agora vai ser fortalecido pelas 2 novas linhas de metro e a ponte).

Não ponderas outras zonas?
Tem-me aparecido publicidade a um bloco habitacional na zona da Prelada que, por fora parece interessante (ainda não vi as plantas). Bem servido de acessos à VCI, Metro, etc.
https://lp.porto-by-arc-homes.pt/ch...Facebook&utm_medium=Paid_social&utm_campaign=[Porto]+[Leads]+[Compra]+[CBO]+[Aberto]+-+Winners&utm_content=[Compra]+[CBO]+[Aberto]+-+Winners&An%C3%BAncio=37+-+Pr%C3%A9dio+inteiro+em+lan%C3%A7amento&utm_id=120203853377630606&utm_term=120204358492990606

Mas com esse orçamento não é fácil...

Bom, estou comprador de imóvel pronto a habitar (para rentabilizar/investimento). Centro do Porto.

E não é que não consigo encontrar nada acima de T1 com 50 m2 no melhor cenário? E mesmo assim é muito dificil, pois a maioria dos T1 no centro já estão acima dos 400k€

Edit: quando digo centro é ali entre a Batalha e a Reitoria, sem fugir muito desse perimetro.

O que interessa é a rentabilidade da coisa. Porque as rendas também subiram.

Não consideras Gaia como alternativa? Aquela zona mais próxima à ponte D. Luis, da estação de General Torres para baixo? Aquela parte tem crescido muito como ponto turístico, e os preços costumam ser mais simpáticos.

Considero, mas em Gaia por este preço teria de ser um T2 com garagem. E a realidade é que não está fácil. Quer dizer, é possível, mas se comprar em planta e espera 2 anos pela conclusão da obra.
Tenho reparado em algo por Gaia: quando o imóvel ainda não tem sequer os alicerces, há alguém (particular) que compra quase metade dos apartamentos em planta (p.e. por 250k). Depois esse alguém aguarda que o prédio esteja concluído e todos os apartamentos vendidos e mete à venda por 350k / 400k. Pura especulação.

Isto nos ultimos 4/5 anos é o padrão normal em Gaia.

O que interessa é a rentabilidade da coisa. Porque as rendas também subiram.

Sim, idealmente é para meter em AL, caso o governo atual revogue a proibição de novos ALs (está no programa de governo deles), mas caso isso não avance no centro do Porto um T1 arrenda-se facilmente por 1000 / 1200 euros mensais.

Pois é normal que Porto tb esteja mt caro.

Evoluiu muito nos ultimos 20 anos, e não anda toxico/caótico como lisboa.

Continua a ser uma cidade " velha " mas muito mais interessante que nos sobrios anos 90.

Com esse orçamento vais estar muito limitado, não há milagres...

Porquê essa zona da Batalha/Reitoria?
Se o foco é turismo, neste momento não deve ser viável. Sendo para alugar para viver, não sei se é o mais atrativo.
Estudantes, é mais eficaz junto aos Polos da Asprela e do Campo Alegre (aqui agora vai ser fortalecido pelas 2 novas linhas de metro e a ponte).

Não ponderas outras zonas?
Tem-me aparecido publicidade a um bloco habitacional na zona da Prelada que, por fora parece interessante (ainda não vi as plantas). Bem servido de acessos à VCI, Metro, etc.
https://lp.porto-by-arc-homes.pt/ch...Facebook&utm_medium=Paid_social&utm_campaign=[Porto]+[Leads]+[Compra]+[CBO]+[Aberto]+-+Winners&utm_content=[Compra]+[CBO]+[Aberto]+-+Winners&An%C3%BAncio=37+-+Pr%C3%A9dio+inteiro+em+lan%C3%A7amento&utm_id=120203853377630606&utm_term=120204358492990606

Mas com esse orçamento não é fácil...

Não tenho interesse em arrendamento a estudantes. Será para AL ou arrendamento de longa duração a familia pequena.

Não tenho interesse em arrendamento a estudantes. Será para AL ou arrendamento de longa duração a familia pequena.

AL não deve ser fácil, ainda para mais se for habitação coletiva...
É que nem faz sentido nenhum ter apartamentos a funcionar como AL.

Em termos de alojamento de longa duração, analisa bem o que o mercado pede, se são T1's, T2's ou tipologias maiores. E associado a isto as características às quais os potenciais clientes de cada uma dessas tipologias dão importância, como lugar de garagem, facilidade de estacionamento, boas ligações à VCI, etc.

Localizações perto de escolas ou hospitais também pode ser uma boa solução.

Em Gaia, do que tenho visto os preços estão bastante inflacionados até nas zonas periféricas ao centro.
Mas pelos valores praticados atualmente na construção, também não há milagres.

Há 3 ou 4 zonas em Gaia a "mexer": Canidelo/Seca do Bacalhau, zona da Rasa, zona dos acessos à Ponte do Infante, zona do Candal...
Esta última, neste momento parece-me ser a com mais potencial.

Em Gaia, a zona de Vilar do Paraíso onde vai passar a "Avenida até ao Mar" poderá ser interessante numa lógica de futuro.

​​​​​​
Já estão a surgir alguns empreendimentos e há outros sinais de que finalmente aquela zona terá alguma evolução.

Viva

Alguns já me conhecem de outros tópicos e sabem que não me registei agora só para fazer um anúncio. De qualquer forma, se for contra as regras, avisem que elimino o post.

Mudei-me de um apartamento T2 moderno (construído em 2022) nos arredores de Leiria, que agora coloquei à venda. A mudança estava planeada desde o início, com o apartamento destinado para habitar durante ~1 ano enquanto a habitação final (moradia) era construída. Está por isso como novo.

Forneço link para anúncio e detalhes em privado.

Sim, idealmente é para meter em AL, caso o governo atual revogue a proibição de novos ALs (está no programa de governo deles), mas caso isso não avance no centro do Porto um T1 arrenda-se facilmente por 1000 / 1200 euros mensais.

Não percebo qual é o apelo de meter 280K para tirar uma renda dessas.

Até porque o governo anda sempre a lixar os senhorios, qualquer dia congela as rendas novamente...

É que se for para comprar a pronto, ainda é naquela. Agora a fortuna que se gasta em juros com isso implicava uma renda proibitiva pa ter algum lucro.

Isso do aumentar património com empréstimos é bue relativo.

É que se for para comprar a pronto, ainda é naquela. Agora a fortuna que se gasta em juros com isso implicava uma renda proibitiva pa ter algum lucro.

Isso do aumentar património com empréstimos é bue relativo.

Nem sempre comprar a pronto compensa, mesmo para quem tem o €€€€.... Isto não é assim tão linear. No limite, se conseguires ter crédito eternamente sem tirares nada do teu bolso, é ótimo [:D] (ver o exemplo dos governos).

Nem sempre comprar a pronto compensa, mesmo para quem tem o €€€€.... Isto não é assim tão linear. No limite, se conseguires ter crédito eternamente sem tirares nada do teu bolso, é ótimo [:D] (ver o exemplo dos governos).

Pois não sei se é óptimo, também depende da % que se vai pedir ao banco, mas eu como sou alérgico à parcela de lucro e taxas que eles levam....e nada contra, mas se eu conseguir evitar, tanto melhor.

Proposta feita, controproposta feita pelo promotor, depois nova contraproposta minha, desta feita aceite.

T1 (50 m2) do sec XIX totalmente restaurado, pés direitos de 4m e tectos trabalhados. Prédio com elevador, junto ao Bolhão.

300k

6K o m2!

Depois se puderes mete fotos, fiquei curioso

Não percebo qual é o apelo de meter 280K para tirar uma renda dessas.

Até porque o governo anda sempre a lixar os senhorios, qualquer dia congela as rendas novamente...

Uma rentabilidade de 5% ou quase brutos é muito boa.

​​​​​​Conjugada com a tendência a longo prazo dos imóveis valorizarem, é um excelente investimento e com risco baixo.

vou fazer um pouco de advogado do Diabo:
Faz as contas à rentabilidade. E estuda um pouco o mercado “real”.

- já sabes as despesas de condomínio, actuais e previstas, obras extraordinárias previstas etc. ?

- para arrendamento de longa duração, como está realmente o mercado ? Ok, pode valer em papel 1200€ ao mês, mas estão a aparecer pessoas com poder de compra e desejo de pagar isso? Nem sempre é o caso.

- AL no Porto ? Como está a taxa de ocupação nos imóveis com tipologia semelhante ? Principalmente T0 e T1 estão a ter dificuldades em competir com hotéis, e isto numa altura que o turismo está em alta!

em geral o PS até pode nem voltar a banir o AL, mas pode o fazer fiscalmente, de forma a os hotéis terem preços mais baratos que tu. E o PS tem muitos amigos na hotelaria.

vou fazer um pouco de advogado do Diabo:
Faz as contas à rentabilidade. E estuda um pouco o mercado “real”.

- já sabes as despesas de condomínio, actuais e previstas, obras extraordinárias previstas etc. ?

- para arrendamento de longa duração, como está realmente o mercado ? Ok, pode valer em papel 1200€ ao mês, mas estão a aparecer pessoas com poder de compra e desejo de pagar isso? Nem sempre é o caso.

- AL no Porto ? Como está a taxa de ocupação nos imóveis com tipologia semelhante ? Principalmente T0 e T1 estão a ter dificuldades em competir com hotéis, e isto numa altura que o turismo está em alta!

em geral o PS até pode nem voltar a banir o AL, mas pode o fazer fiscalmente, de forma a os hotéis terem preços mais baratos que tu. E o PS tem muitos amigos na hotelaria.

O PS ? Agora estamos com um governo PSD [:D]

Faz hoje 3 meses que temos um governo do PSD, talvez não seja muito diferente, aliás como já se sabia que não poderia ser, mas continuas a falar no PS ?

Last edited:
Back