Tópico das Casas

E queres comprar o preço de uma casa de 2009 com o preço em 2024?

não é isso, foi o que valorizou, pelo foi o que ele disse

comprou um T4, 2 lugares de garagem, por 170.000 e tais, e verifica casas iguais à dele à venda por 500.000 ou à volta disso

Oh, hoje estão demasiado caras porque há muito poder de compra para esses preços altos.

Em 2009-2013 foram tempos dificeis, casas mt baratas porque tb n havia ng para as comprar....e os bancos emprestar era um 31.

Oh, hoje estão demasiado caras porque há muito poder de compra para esses preços altos.

Em 2009-2013 foram tempos dificeis, casas mt baratas porque tb n havia ng para as comprar....e os bancos emprestar era um 31.

No caso que eu citei a valorização tem a ver com a circunstância das casas novas, à volta, estarem com estes preços

Ora, há 3 anos essas casas não estavam construídas. Estes apartamentos são melhores que os novos, sobe então a bitola e nivelam pelo que está a venda.

No caso que eu citei a valorização tem a ver com a circunstância das casas novas, à volta, estarem com estes preços

Ora, há 3 anos essas casas não estavam construídas. Estes apartamentos são melhores que os novos, sobe então a bitola e nivelam pelo que está a venda.

Sim, nao duvido. Foquei-me só na parte da crise vs não crise porque pelo menos eu, tendo a, estupidamente, comparar 2013 com os dias de hoje o que não faz nenhum sentido.

Olhando para trás, foram tempos mt dificeis aqueles. Daí n haver ng a comprar.

obrigado, eu vou ver

mas o objetivo da minha pergunta era saber o que vocês pensam disto, ou deste esquema

Conheço vários casos de quem comprou através de cooperativas. Alguns de familiares. Era muito comum no combate à crise da habitação nos anos 80 e 90. Não conheço casos que tenham corrido mal. Por norma acabava era sempre por demorar mais tempo que o previsto para a entrega das habitações.

Este ano um familiar meu deu entrada para a compra de apartamento em Évora também através de cooperativa.

Conheço quem comprou em cooperativa actualmente.

Os preços certos já não me recordo, mas os valores eram muito bons.

Mas teve de dar sinal, aí de 30000€ por exemplo e a espera para a construção é digna de filme. Já lá vão mais de 6 anos.

O mal dos precos de agora tambem advem da parte que uma casa mais antiga tens mais M2 e areas do que nova construcao

Isso não é de todo verdade.

No caso dos apartamentos, não mudou muito em termos de tamanho, no caso de moradias, principalmente em zonas mais rurais, aí já é um pouco diferente.

A grande diferença está nas soluções de isolamento e eficiência energética.
Hoje em dia uma casa tem muitos mais materiais empregues para cumprir pré-requisitos térmicos, nível de certificação energética, etc, ao passo que antigamente era tudo soluções mais simples, qualquer pedreiro/trolha fazia.

https://www.guimaraesdigital.pt/ind...-por-aprovacao-do-estudo-de-impacto-ambiental

600 casas que tanta falta fazem, mas não se constroem porque:

- O dinheiro do PRR é poucochinho, os concursos públicos ficam vazios...
- É preciso um estudo ambiental...
- Não pode estragar as "vistas" da futura Escola de Engenharia Aeroespacial...

600 casas numa zona privilegiadíssma da cidade, num raio de 500 metros tem: Estação de comboios, central de camionagem, shopping(continente/cinemas/etc), mercadona, pingo doce, mercado municipal, feira municipal, centro histórico, etc...

Será que querem mesmo (tentar)resolver a crise da habitação???

https://www.google.pt/maps/@41.4376...try=ttu&g_ep=EgoyMDI0MTAwMS4wIKXMDSoASAFQAw==
São aqueles terrenos "castanhos" ao lado do mercadona e nas traseiras do hotel de guimarães...

Uns conhecidos meus tambem compraram um bom apartamento assim, 55k (t3) nos anos 90

Mas acho que aquilo tinhas de te candidatar e ter um certo tipo de rendimentos para esssa cooperativa

sei que agora uma vizinha vendeu um apartamento T2 e foi por 160k, mas os precos andam loucos

55K nos anos 90 são hoje 144.300€, pelos números oficiais. Se vendeu por 160K, não ganhou quase nada. Os preços não andam assim tão loucos

Nao andam é como quem diz.
Sei que é arrendamento, mas se sobem os arrendamentos, os valores das casas tambem sobem.
media nacional das rendas subiram 6% com uma cidade a subir quase 15% num ano.

https://executivedigest.sapo.pt/not...-cidades-onde-arrendar-casa-esta-mais-barato/

Sim, os preços estão loucos, mas não tão loucos quanto parecem. É que há muito boa gente que se esquece de corrigir os valores, e pensa no dinheiro como algo absoluto, que nunca varia.

Tantas vezes eu ouço dizer "o meu apartamento valorizou muito", mas a verdade é que compraram um andar em 1990 por 100K e agora vale 200K, e acham que ganharam 100%, quando a realidade é que perderam dinheiro e poder de compra. Conheço muita gente assim, e alguns deles são pessoas até bem esclarecidas.

Sim, os preços estão loucos, mas não tão loucos quanto parecem. É que há muito boa gente que se esquece de corrigir os valores, e pensa no dinheiro como algo absoluto, que nunca varia.

Tantas vezes eu ouço dizer "o meu apartamento valorizou muito", mas a verdade é que compraram um andar em 1990 por 100K e agora vale 200K, e acham que ganharam 100%, quando a realidade é que perderam dinheiro e poder de compra. Conheço muita gente assim, e alguns deles são pessoas até bem esclarecidas.

Mas isso não é a realidade da maior parte dos imoveis.

Um imovel do final dos anos 80 que hoje em dia consegues vender por 200k, na altura terá custado uns 40k se não ajustares à inflação, que aos dias de hoje seria uns 150k.

Mesmo que tenha tido obras para manter o valor, hoje em dia quase de certeza que tens lucro ao vender um apartamento de 1990, com quase 40 anos em cima, sendo que as construções deste tempo dificilmente ultrapassam os 100 anos.

Se a bolha não rebentou com a subida rápida das taxas de juro, então não rebenta nunca mais!

Não seria a subida dos juros per se que faria rebentar a bolha, mas uma recessão economica causada por essa subida.

Geralmente sobe-se os juros em tempos de elevada inflação, e desce-se quando a economia entra em recessão.

Se reparares, nós não tivemos nenhuma recessão, no maximo, uma mini-recessão, e por isso não houve um espoletar do rebentar da bolha.

Não só não rebentou, como os preços continuaram a subir com essas taxas...

A oferta é muito baixa e a procura não para de aumentar, não há bolha nenhuma.

É por a oferta ser tão baixa que os preços podem sofrer variações bruscas.

Aliás, é por isso mesmo que o preço tem subido tão abruptamente nos ultimos 10 anos.

O que sobe rapido, também pode descer rapido, embora não necessariamente.

O que está a acontecer é: apenas uma pequena porção do nosso parque habitacional está a ser colocado no mercado, há muito pouca liquidez.

Isto significa que temos muitos compradores a competir por uma pequena porção do parque habitacional, levando a subidas abruptas de preço.

Tens 6 milhões de casas em Portugal, mas apenas 0,5% dessas casas são colocadas no mercado anualmente.

Isto significa que bastaria haver um extra de 0,5% do nosso parque habitacional a ser colocado no mercado para teres um duplicar do numero de imoveis a estarem disponiveis para comprar.

E é por isto que digo que no cenario de tão baixa liquidez, pode haver variações abruptas de preço.

Back