Tópico das Casas

Mas eu percebi a tua questão, estava só a meter-me contigo [;)]

Manda o bom senso que à medida que vamos envelhecendo se projecte pelo menos uma suite no r/c, se o lote não der para ter uma casa térrea. E depois hoje nunca sabemos quando os filhos não acabam a regressar a casa...

Olha as Mortáguas, que ainda vão acabar em casa dos pais!.... [:)][:D]

Igual!
Estou desde Janeiro a achar que é agora e ainda não consegui arrancar.
Pormenores, sempre pormenores

Eu tambem queria arrancar, mas nos arredores de Lisboa, não consigo arranjar terreno para comprar.

Não queria Margem Sul porque a Ponte é um suplicio. Queria algo no Concelho de Vila Franca/Loures/Malveira/Venda do Pinheiro e tudo o que existe são lotes pequenos (menos de 400m2 e eu queria moradia terrea) ou à beira de nacionais a levar com os carros a passar ou autenticos precipicios que teriam custos de construção elevados e moradias com 3 pisos... 😔

Eu tambem queria arrancar, mas nos arredores de Lisboa, não consigo arranjar terreno para comprar.

Não queria Margem Sul porque a Ponte é um suplicio. Queria algo no Concelho de Vila Franca/Loures/Malveira/Venda do Pinheiro e tudo o que existe são lotes pequenos (menos de 400m2 e eu queria moradia terrea) ou à beira de nacionais a levar com os carros a passar ou autenticos precipicios que teriam custos de construção elevados e moradias com 3 pisos... 😔

além do terreno, o preço de contrução m2 está absurdo, tenho alguma vergonha do valor que vou pagar :sh)

• Gosto
Reações: DMA
além do terreno, o preço de contrução m2 está absurdo, tenho alguma vergonha do valor que vou pagar :sh)

está exorbitante e não sabemos quando vai acabar este problema da habitação

vendo o preço das casas que dei e comparando-as ao preço de há 13 anos, valorizaram tipo o dobro

de 137k para tipo 310

de 200k para 400k

eu acho que com a inflação, os 200k de há 13 anos deve dar tipo uns 230k agora....não ? ou algo assim, nunca o dobro

vendo o preço das casas que dei e comparando-as ao preço de há 13 anos, valorizaram tipo o dobro

de 137k para tipo 310

de 200k para 400k

eu acho que com a inflação, os 200k de há 13 anos deve dar tipo uns 230k agora....não ? ou algo assim, nunca o dobro

É normal. Quando só tens medidas para incentivar a compra e não para aumentar a construção. Até porque aumentar a construção é muito dificil porque não há mão de obra especializada.

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...ui-para-aumento-do-preco-das-casas-avisa-dbrs

• Gosto
Reações: DMA

de 137k para tipo 310

de 200k para 400k

Há muitas razões para o aumento dos preços dos imóveis, sendo que a inflação apenas justifica uma pequena parte desse aumento.

Todas as medidas tomadas até hoje apenas contribuíram para o aumento da procura e quase nada para o lado da oferta.
Oferta essa que continua baixa, e mesmo com oferta adicional, será difícil que o preço baixe enquanto se mantiver esta procura desenfreada.

Além disso, existe uma opinião generalizada que o aumento da oferta vai reduzir o preço das casas.
Esquecem-se que para aumentar a oferta, todos os factores associados vão aumentar de preço (Terrenos, Mão de obra, materiais, licenças, projectos, etc...).

Enquanto não houver limites à procura, aumento das taxas de juro, ou alguma crise, não vejo como as casas possam baixar de preço, mantendo esta conjuntura actual.

Há muitas razões para o aumento dos preços dos imóveis, sendo que a inflação apenas justifica uma pequena parte desse aumento.

Todas as medidas tomadas até hoje apenas contribuíram para o aumento da procura e quase nada para o lado da oferta.
Oferta essa que continua baixa, e mesmo com oferta adicional, será difícil que o preço baixe enquanto se mantiver esta procura desenfreada.

Além disso, existe uma opinião generalizada que o aumento da oferta vai reduzir o preço das casas.
Esquecem-se que para aumentar a oferta, todos os factores associados vão aumentar de preço (Terrenos, Mão de obra, materiais, licenças, projectos, etc...).

Enquanto não houver limites à procura, aumento das taxas de juro, ou alguma crise, não vejo como as casas possam baixar de preço, mantendo esta conjuntura actual.

no Forte da Casa desde há 13 anos que não vejo a construir nada, na Póvoa ( que somos a mesma freguesia ) acho que também não

só na zona ribeirinha, mas a um preço.....

todavia entre o Forte e a entrada de Alverca existe muito terreno baldio

e não constroem nada, até existe ali um terreno à venda faz anos

o meu cunhado tem um terreno ( já pago ) e para construir pediam-lhe tipo 1 milhão ou algo assim estapafúrdio, comprou uma vivenda lá para Vialonga

Os limites à procura já existem há muitos anos. É o aumento dos preços das casas.
Num mercado normal, os incentivos ao aumento da procura traduzem-se naturalmente em incentivos ao aumento da oferta. É sempre assim: se a procura aumenta, aumentam os preços, se os preços aumentam, aumenta o apetite por esse mercado e portanto aumenta a oferta, se aumenta a oferta há mais concorrência e os preços baixam.
O problema é que o imobiliário vem apresentando muitas falhas de mercado. É um mercado especial que conheceu grandes disrupções.

não existe mais nenhum negocio legal com este tipo de rentabilidade !!!

por algum motivo existe tantas gente com mais que 1 casa ! e que nos dias que correm , "FACILMENTE" são milionários (pois tem >1M - basta ter 2 ou 3 "casinhas")

de 137k para tipo 310

de 200k para 400k

É problema dependendo do ponto de vista.

Para mta gente não é problema nenhum.[:D]

Regra geral, fazer/comprar casa tem sempre o seu quê de se ter que fazer concessões.

Por aqui devo, começar finalmente em maio a construção, isto depois de ter a licença há 1 ano, demorei a decidir, mas ainda bem acabai por ficar com empreiteiro que tem boas referencias. Vários empreiteiros só para 2026.
Quanto a preços, para já acho que estou dentro do que pretendia gastar. A estrutura ficará abaixo dos 500€m2. No total conto máximo dos máximos casa pronta 1500€m2.

Por aqui devo, começar finalmente em maio a construção, isto depois de ter a licença há 1 ano, demorei a decidir, mas ainda bem acabai por ficar com empreiteiro que tem boas referencias. Vários empreiteiros só para 2026.
Quanto a preços, para já acho que estou dentro do que pretendia gastar. A estrutura ficará abaixo dos 500€m2. No total conto máximo dos máximos casa pronta 1500€m2.

A zona onde constróis é determinante no preço m2, isso e obviamente o projeto

A minha é apenas térrea sem cave, muito simples e ronda os 2.400€ + iva, excluindo arranjo do jardim, mas já inclui móveis cozinha, piscina, deck e muros

Os limites à procura já existem há muitos anos. É o aumento dos preços das casas.
Num mercado normal, os incentivos ao aumento da procura traduzem-se naturalmente em incentivos ao aumento da oferta. É sempre assim: se a procura aumenta, aumentam os preços, se os preços aumentam, aumenta o apetite por esse mercado e portanto aumenta a oferta, se aumenta a oferta há mais concorrência e os preços baixam.
O problema é que o imobiliário vem apresentando muitas falhas de mercado. É um mercado especial que conheceu grandes disrupções.

Embora compreenda o teu ponto de vista, o aumento do preço das casas não é um limite à procura, mas sim o encontro entre a oferta e a procura.
Os preços das casas (incluindo terrenos) têm aumentado imenso nos últimos anos, e não é por isso que a procura baixa.

O que eu me refiro é que não existe nenhum limite legal que faça diminuir a procura. Aliás, em certos aspectos, a legislação actual cria incentivos à procura de imóveis.
Por exemplo: Um casal jovem que procure a primeira casa está em pé de igualdade com um investidor imobiliário (seja ele singular, empresa ou fundo imobiliário) que procura mais um imóvel para investir. Além disso, não existe qualquer restrição entre compradores nacionais ou estrangeiros.
Podemos falar que a partir de um certo valor de património imobiliário já se pagam mais impostos, mas não é isso que impede a procura de imóveis (pelo menos na conjuntura actual).

Outro exemplo: Um casal que acabe de pagar a sua Habitação Própria Permanente comprada há 20 anos atrás, não tem qualquer limitação em comprar agora uma outra casa (havendo condições financeiras para tal). Até pode comprar alegando que será outra HPP, passando a casa anterior para habitação secundária, beneficiando de redução de impostos. E irá competir em pé de igualdade com outro casal que agora procura a sua primeira HPP. (Na realidade, o primeiro casal até está em vantagem porque pode usar o imóvel já pago, para obter financiamento de forma mais fácil, mas isto é conversa para outros tópicos).

Sobre a questão da oferta de imóveis, reparem que o aumento da oferta de imóveis, não significa por si só que irá baixar o preço dos imóveis.
Para construir mais imóveis, todos os factores associados (Terrenos, Mão de obra, materiais, licenças, projectos, etc...) vão aumentar de preço, logo o valor da nova oferta (se pudermos chamar assim) também será mais caro.
Não se esqueçam que a lei da oferta e da procura também se aplica ao aumento da oferta de imóveis.

Concordo com a tua afirmação "O problema é que o imobiliário vem apresentando muitas falhas de mercado. É um mercado especial que conheceu grandes disrupções.", e acho que a nossa classe política e governativa não tem estado à altura do problema (além de outros problemas no nosso país).
São sempre lentos a reagir às mudanças dos mercados, e muitas medidas são lançadas tarde e com poucos efeitos práticos.

Veja-se que o pacote Mais Habitação foi anunciado pelo Costa há 2 anos, onde já previa o aumento da construção pública, e até hoje, muito pouco foi feito.
Entretanto, já caíram 2 governos e não se vislumbram melhorias...

no Forte da Casa desde há 13 anos que não vejo a construir nada, na Póvoa ( que somos a mesma freguesia ) acho que também não

só na zona ribeirinha, mas a um preço.....

todavia entre o Forte e a entrada de Alverca existe muito terreno baldio

e não constroem nada, até existe ali um terreno à venda faz anos

o meu cunhado tem um terreno ( já pago ) e para construir pediam-lhe tipo 1 milhão ou algo assim estapafúrdio, comprou uma vivenda lá para Vialonga

Altar,

Dentro do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria também já não existe muito espaço disponível para construir. Agora só à volta.

Dizes que estão a construir nada, mas um dia que tenhas tempo, pega na tua mota, e percorre desde os bairros desde Bobadela , São João da Talha, Santa Iria da Azóia até à Póvoa de Santa Iria, ou então desde Loures, São Julião do Tojal, Bucelas, Vialonga, Alverca, e já vês a quantidade de moradias que estão a construir nos terrenos baldios.
Há muito trabalho a ser feito e pouca mão de obra disponível.
Não é de admirar os preços pedidos...

de 137k para tipo 310

de 200k para 400k

Segundo a tabela de correção monetária, a um bem adquirido em 2011, deverá ser aplicado um fator de correção de 1,21, ou seja, 200K em 2011 são 242K em 2024 (ainda não existem tabelas para 2025). Para 400K, traduz-se numa valorização real efetiva de 65%.

Sem a correção monetária, os dados disponíveis dizem que o preço das casas entre 2010 e 2024 subiram em média 113%, mesmo após a correção (negativa) de cerca de 13% nos anos de 2011, ano do início do programa de assistência financeira a Portugal, vulgo Troika, 2012 e 2013. Neste ano as casas atingiram o preço mais baixo deste século. A partir do 3º trimestre de 2013 e com o início da retoma financeira os preços começaram a subir gradualmente.

Esta subida só não foi mais acentuada, pois o mercado encontrava-se saturado de imóveis que vieram à posse dos bancos por incumprimento dos mutuários.
Quem investiu em imóveis nos anos 2013 a 2016, para o mesmo capital investido, conseguiu adquirir o dobro dos imóveis de quem começou a investir em 2019.

Só nos anos de 2018 a 2024 o preço das casas subiu 70%, a uma média anual de 10%.

No entanto, não foi no mercado habitacional que ocorreram as maiores valorizações. A galinha dos ovos de ouro do imobiliário, foram as garagens adquiridas entre 2013 e 2016. Verificam-se valorizações superiores a 500%!

É por isso que quem decide avançar para compra de casa, quanto mais cedo o fizer melhor.

Voltar
Superior