Tópico das Casas

Se o arrependimento matasse...

Em 2020 comprei um T2 num edificio sossegado bem localizado.
Estou bem arrependido de não ter comprado também um T3 no mesmo prédio [8b]
Na altura da negociação em 2019 em construção, conseguia um T3 Bom, com muito perto de 160 m2, 2 lugares de garagem e arrecadação por 235K.

Agora o mesmo individuo está a construir afastado cerca de 400m deste edificio, um outro prédio já com mais frações(menos sossegado) em que os T3 são muito mais pequenos não chegam aos 130 m2.
A obra deve ser para estar concluida na 2ª metade do ano que vem.
As casas não vão ter garagem, apenas arrecadação e estão a rondar os 400K.

Se o arrependimento matasse...

Em 2020 comprei um T2 num edificio sossegado bem localizado.
Estou bem arrependido de não ter comprado também um T3 no mesmo prédio [8b]
Na altura da negociação em 2019 em construção, conseguia um T3 Bom, com muito perto de 160 m2, 2 lugares de garagem e arrecadação por 235K.

Agora o mesmo individuo está a construir afastado cerca de 400m deste edificio, um outro prédio já com mais frações(menos sossegado) em que os T3 são muito mais pequenos não chegam aos 130 m2.
A obra deve ser para estar concluida na 2ª metade do ano que vem.
As casas não vão ter garagem, apenas arrecadação e estão a rondar os 400K.

Isso é toda a gente.. e fora das grandes cidades então é que se fariam negócios de outro mundo.

Referes logo três opções carissimas. [:D]

No Campo Novo o T3 mais barato (o mais pequeno e pior orientado) custava 990.000€ Precisamente para haver um "desde" abaixo de 1 milhão, era o único.
Os T3 mais simpáticos andavam todos acima de 1.200.000€
No Distrik penso que nem havia T3 abaixo de 1 milhão.

Ok que os arredores estão caros, mas no que referi acima, o Vila Rio que até me parece ser um óptimo empreendimento os T3 começam nos 700k. Ainda é uma grande diferença para o Campo Novo. Ou o Distrik.

acho que T3 na casa dos 600/700k novos ainda há em Carnaxide

Referes logo três opções carissimas. [:D]

No Campo Novo o T3 mais barato (o mais pequeno e pior orientado) custava 990.000€ Precisamente para haver um "desde" abaixo de 1 milhão, era o único.
Os T3 mais simpáticos andavam todos acima de 1.200.000€
No Distrik penso que nem havia T3 abaixo de 1 milhão.

Ok que os arredores estão caros, mas no que referi acima, o Vila Rio que até me parece ser um óptimo empreendimento os T3 começam nos 700k. Ainda é uma grande diferença para o Campo Novo. Ou o Distrik.
Silver, eu estou a falar dos T1s que são aquilo que eu poderia estar eventualmente interessado, devido à minha situação pessoal. E também na onda de seguir o que se estava a comentar.

E não fiz uma análise profunda, só andei a cheirar o que havia de forma muito superficial. Tu certamente terás uma visao mt mais profunda que a minha.

Mas pelo menos para os meus filtros (T1, lugar de garagem e não necessariamente novo), existe uma linha muito ténue entre o que há nos arredores e o que há em Lisboa cidade.

Eu nao sei quem é que paga mais de 350 mil € por um T1's no NOOBA no Barreiro, ou naquela zona da Quinta da Trindade no Seixal ou no Almar em Almada (já nem vou falar do Tagus Bay em Alcochete que esse entao é a loucura), quando por um degrauzinho acima existem T1s na Expo (nao no Distrikt ou no Prata) e em boas zonas da Expo, como é a zona da Marina por trás da Sport TV ou a zona da Baviera (gosto pessoal, nao gosto mto da zona central da Gare, Centro comercial, etc), ou no Lumiar, (e nao Alta de Lisboa), Telheiras, etc E com jeitinho até Avenidas Novas.
Agora claro, não são sempre casas novas, nem condomínios com nomes pomposos, nem com ginásio, piscina, sala de festas, coworking, luzes LED por todo o lado, etc etc.

Agora claro, não são sempre casas novas, nem condomínios com nomes pomposos, nem com ginásio, piscina, sala de festas, coworking, luzes LED por todo o lado, etc etc.

Que são uma maravilha para se pagar enormidades de condominio ...

600k acho que já não há nada. Penso que já ronda tudo os 700k para cima, (ok talvez 685 ou 690).

disparate pegado tudo isto, os que vi era na zona do farol da mama...aqui achava que ninguém ia pegar e até uns amigos meus que moram no restelo compraram lá!...

disparate pegado tudo isto, os que vi era na zona do farol da mama...aqui achava que ninguém ia pegar e até uns amigos meus que moram no restelo compraram lá!...

Eu andei a ver o Farol da Mama e não gostei.
Ok, ali as áreas ainda são jeitosas. Mas quase todos os prédios são de "pato bravo" com detalhes duvidosos.
Alguns têm boas vistas, mas é tudo habitação, com zero comércio e serviços, vai ficar 100% dormitório.
E vá lá que já abriram o acesso via bomba do Auchan, porque antes só se entrava e saia por meio do bairro de moradias.

Mas sim os preços estão absurdos ai, é normal ver T3 a 700 e muito. 800.000€. :sh)

Mas será ainda das poucas zonas com T4 abaixo de 1 milhão. [s)]

como é que os jovens (portugueses ou imigrantes) que ganham 1000/1500€ conseguem chegar a esses valores de casas ?
(Ainda por cima, quando cada vez casam mais tarde, o que obviamente dificulta a compra de 1 casa ! e uma boa parte deles não tem habitos de poupança, pois é jovem e quer conhecer o mundo e ter experiencias e sentir coisas, etc ..)

só para dar 1 ideia:
emprestimo 400.000€ a 40 anos
com entrada 60.000€

filedata/fetch?id=14640166&d=1759417806

Não conseguem. A não ser que tenham uma grande ajuda.

Um caso que conheço de perto é um jovem casal +\- 30 que tiveram agora o 3° filho e que estão a comprar um T4 de +\- 1 M.

São ambos médicos e não sei se estão a ter alguma ajuda familiar. Será a 2ª casa desde que casaram e é Concelho Oeiras.

Um caso que conheço de perto é um jovem casal +\- 30 que tiveram agora o 3° filho e que estão a comprar um T4 de +\- 1 M.

São ambos médicos e não sei se estão a ter alguma ajuda familiar. Será a 2ª casa desde que casaram e é Concelho Oeiras.

Sem ajudas é difícil, nem que tenha sido para a 1a casa.
E se metermos filhos em colégios etc mais prestações de 1500 ou 2000 do CH muito dificilmente 2 médicos conseguirão (a trabalhar apenas no público).

Se metermos fazer privado e/ou operar aí já será diferente.

Mesmo assim com 30 anos para esses valores é difícil sem ajuda.

podem ter feito uma grande venda na 1º casa (e serviu logo para boa entrada nesta 2º casa)
e/ou podem ser daqueles médicos que trabalham ao fim de semana a fazer cirurgias, ou como tarefeiros a 150€/h ... de outra forma deve ser dificil, dado que os médicos ganham muito pouco !

como é que os jovens (portugueses ou imigrantes) que ganham 1000/1500€ conseguem chegar a esses valores de casas ?
(Ainda por cima, quando cada vez casam mais tarde, o que obviamente dificulta a compra de 1 casa ! e uma boa parte deles não tem habitos de poupança, pois é jovem e quer conhecer o mundo e ter experiencias e sentir coisas, etc ..)

só para dar 1 ideia:
emprestimo 400.000€ a 40 anos
com entrada 60.000€

filedata/fetch?id=14640166&d=1759417806

Quem nao tem posses pa 400 mil, compra a 200....ou 150...enquanto houver, que há T2 já fora da AML por ex a custar mais de 140 quando há uns anos eram 90.

Pois, é o que me está a preocupar.
Uma coisa é isso dentro de Lisboa, na Expo, no Alto dos Moinhos, etc...

Outra coisa é começar a pagar Meio Milhão plus por cenas "normais" nos arredores. É esse em Vialonga, são os novos em Odivelas/Santo António dos Cavaleiros....
Isto vai correr mal!

Quem paga meio milhao é porque PODE e QUER e portanto pelos vistos nao se incomoda com a " massamá da zona norte de lisboa ", eu conheço essas zonas todas sei bem que tem EN, AE, Autocarros, comboio, mas tambem sei que sao zonas algo " frias " que pouco falta pa serem um Cacém mas caraças....quando falamos de 100K é OK quem n tem guito n tem vicios, agora 500K ? Quem n se importa, optimo, é bom pa quem vende.

E ainda fico eu "chocado " com vivendas a 400K que há 2 ou 3 anos eram 200K...

Eu andei a ver o Farol da Mama e não gostei.
Ok, ali as áreas ainda são jeitosas. Mas quase todos os prédios são de "pato bravo" com detalhes duvidosos.
Alguns têm boas vistas, mas é tudo habitação, com zero comércio e serviços, vai ficar 100% dormitório.
E vá lá que já abriram o acesso via bomba do Auchan, porque antes só se entrava e saia por meio do bairro de moradias.

Mas sim os preços estão absurdos ai, é normal ver T3 a 700 e muito. 800.000€. :sh)

Mas será ainda das poucas zonas com T4 abaixo de 1 milhão. [s)]

Toda aquela zona desde o dia zero de urbanização que sofre da falta de visão de comercio e serviços. Tem sido impressionante a falta de visão nesse aspecto a nivel de construção.

Já aqui se falou e muito no regresso das cooperativas e construções municipais a custos controlados e não especulativos tal como aconteceu noutras décadas para servir classes "normais" deste país e com regras apertadas para afastar especuladores.

Quando aqui num forum de gente "elitista" se fala em dificuldade de familias de médicos, imaginem os restantes.....

a somar aos "elitistas" vejo gente a insinuar que um nascido e criado em LIsboa deve migrar porque não tem €€ para viver na sua propria terra, por outro lado criticam politicos que tiveram exactamente o mesmo dicurso ao mandar os portugueses bazarem de Portugal.

Tenho visto uma formula simplificada de calcular a mais valia a pagar em IRS

(Valor de venda - Valor de compra) /2 x 28%

150k - 100k /2 x 0,28 = 7k

Acontece que quando simulo uma declaração de substituição tenho uma diferença a pagar de 11k em relação à declaração regular

São 4k de diferença...é significativo

Tenho visto uma formula simplificada de calcular a mais valia a pagar em IRS

(Valor de venda - Valor de compra) /2 x 28%

150k - 100k /2 x 0,28 = 7k

Acontece que quando simulo uma declaração de substituição tenho uma diferença a pagar de 11k em relação à declaração regular

São 4k de diferença...é significativo

A mais valia soma ao rendimento bruto e esse montante da soma é que é enquadrado no respectivo escalão de IRS. Não são 28% fixos.

Back