Tópico das Casas

É maravilhoso estar a ver televisão enquanto lava a máquina da loiça e o exaustor tem de ficar ligado para retirar o cheiro do ar, adoro a experiência. /s
Open space só para quem não cozinha...tenho 50 anos e a cozinha separada nunca me impediu de confraternizar quando recebo malta em casa. Cozinha é zona de guerra, barulho e cheiros, nunca a quererei no meio da sala.

Um dos problemas desse problema é ter exaustores fracos. O pessoal investem tudo, mas por norma e quase sempre poupa no exaustor, que acaba por ser um dos elementos fundamentais da cozinha. Se for ilha então tem tudo para o desastre, um bom exaustor para esta situação custa uns milhares de euros.
Outra forma de resolver é meter divisórias amovíveis tipo portas de correr, resolve grande parte do problema também.
Outro dos problemas é a falta de hábitos de arejamento - simplesmente abrir as janelas para renovar o ar.

Open space só para quem não cozinha...tenho 50 anos e a cozinha separada nunca me impediu de confraternizar quando recebo malta em casa. Cozinha é zona de guerra, barulho e cheiros, nunca a quererei no meio da sala.

Por outro lado ... [:p]

Eu não concordo. [;)]

Quando uma familia com crianças está a procura de um T3, e tem que sair de Lisboa e ir para os arredores tipo Loures ou SAC por causa dos preços, na minha óptica sim, não faz o mínimo sentido empreendimentos novos nessas areas oferecerem cozinha minuscula em open space.
Essas casas são para famílias!

No centro de Lisboa para apartamentos mais pequenos não me chocaria....
Mas para periferia para classe média sim, na minha opinião é um erro.

Eu prefiro separado e tenho separado, mas os meus pais tem +- em open space ( tem uma cozinha em open space com 50 m2 e depois uma sala que tem uns 100 m2 que nunca usamos) e a questão do cheiro para mim é uma não questão não noto.

Já por aqui o disse que continuo a achar que a melhor solução (pelo menos é o que eu acho), é a sala ser ao lado da cozinha e ter umas portas de correr tipo 2m de largura, pode ser mais, em que está maioritariamente sempre aberta para dar mais aquela senção de amplitude, espaço aberto/interligado.
E em casos de necesidade poder fechar-se as portas.

Já por aqui o disse que continuo a achar que a melhor solução (pelo menos é o que eu acho), é a sala ser ao lado da cozinha e ter umas portas de correr tipo 2m de largura, pode ser mais, em que está maioritariamente sempre aberta para dar mais aquela senção de amplitude, espaço aberto/interligado.
E em casos de necesidade poder fechar-se as portas.

Parece-me uma excelente opção.

A minha casa é tradicional, com cozinha separada da sala, e muitas vezes penso "fonix, faço kms da cozinha para a sala e da sala para a cozinha", o ideal era ser tudo aberto. Por outro lado, já me aconteceu, por exemplo, estar o exaustor a trabalhar e a máquina de lavar roupa a centrifugar, e tenho que fechar a porta, ou aumentar o som da TV, se quero ouvir algo mais concentradamente. O que referes é o melhor de 2 mundos, e acredito que haja soluções excelente para isso. Diria que até em vidro, para manter a sensação de espaço.

A minha casa é tradicional, com cozinha separada da sala, e muitas vezes penso "fonix, faço kms da cozinha para a sala e da sala para a cozinha", o ideal era ser tudo aberto. Por outro lado, já me aconteceu, por exemplo, estar o exaustor a trabalhar e a máquina de lavar roupa a centrifugar, e tenho que fechar a porta, ou aumentar o som da TV, se quero ouvir algo mais concentradamente. O que referes é o melhor de 2 mundos, e acredito que haja soluções excelente para isso. Diria que até em vidro, para manter a sensação de espaço.

Vivi em casas assim, fazia km com travessas e pratos na mão.

Discutem-se aqui variadas soluções, desde ter cozinha grande + sala, cozinha pequena + sala, cozinha e sala grandes unidas, cozinha pequena numa parede da sala. Actualmente tenho a opção de cozinha + sala "grandes" (50 m2) e é a melhor para a nossa dinâmica familiar. As máquinas da roupa estão em compartimento à parte, e a máquina da louça está na cozinha, mas é bastante silenciosa.

Last edited:

Sim num mundo ideal eu acho que é a melhor solução. Uma boa sala com uma cozinha perto, com um sistema de correr que permita abrir a cozinha "toda" ou quase toda para a sala. E ao mesmo tempo fechar.

Quando se faz uma opção de sala e cozinha 100% abertas, ai não dispenso uma lavandaria, isto porque mesmo encastrada a máquina da roupa é claramente o electrodoméstico que faz mais barulho contínuo e fora de horas.

Vivi em casas assim, fazia km com travessas e pratos na mão.

Discutem-se aqui variadas soluções, desde ter cozinha grande + sala, cozinha pequena + sala, cozinha e sala grandes unidas, cozinha pequena numa parede da sala. Actualmente tenho a opção de cozinha + sala "grandes" (50 m2) e é a melhor para a nossa dinâmica familiar. As máquinas da roupa estão em compartimento à parte, e a máquina da louça está na cozinha, mas é bastante silenciosa.

Eu tinha cozinha média e sala média/boa. E até nem foi numa opção de escolha de sala, mas numa mudança de zona para a logístioca de dia a dia procurei casa nova e a maioria tem de facto a sala e cozinhas juntas.
Mas procurei (e comprei) com sala/cozinha "grande" (48m2) juntas nessa óptica de dinâmica familiar de final de dia.
Mas com lavandaria separada, não dispensei este ponto, que foi o mais complicado de encontrar.
Mas não punha fora de opção casos que vi de sala+cozinha separados por uma parde que desse para abrir. Ainda vi uma casa de sala e cozinhas 100% fechadas e separadas e perguntei logo se podia fazer ali uma divisória com no mínimo 2metros que desse para abrir.

Sim num mundo ideal eu acho que é a melhor solução. Uma boa sala com uma cozinha perto, com um sistema de correr que permita abrir a cozinha "toda" ou quase toda para a sala. E ao mesmo tempo fechar.

Quando se faz uma opção de sala e cozinha 100% abertas, ai não dispenso uma lavandaria, isto porque mesmo encastrada a máquina da roupa é claramente o electrodoméstico que faz mais barulho contínuo e fora de horas.

Outra solução é ter maquina de lavar roupa na casa de banho!

Lavandaria separada era bem pensado, mas não vi grandes apartamentos com essa configuração.
O que tenho notado é a colocação das máquinas de secar nas garagens, em vez de soluções combinadas (lavar+secar).
Em relação ao open space, no apartamento anterior sentia falta da abertura porque sala e cozinha eram em paralelo, obrigando sempre a contornar de um para o outro pelo hall de entrada. No actual, como são literalmente em frente (corredor a separar, entenda-se), já não causa nenhum transtorno logístico, mas ao mesmo tempo esta cozinha é grande o suficiente para uma mesa de refeição de 4 lugares (pequena).
Curiosamente, na linha do que já foi dito, só tive open space quando vivi fora de Portugal, nomeadamente num T1 que alugava em Inglaterra. Para aquele tipo de apartamento, fazia todo o sentido, e até tinha mais espaço de balcão/fogão/lavatório do que esse T3 de Miraflores.
Na Holanda vivi num T0 em que a cozinha era no corredor da entrada, com porta a separar para a sala/quarto, o que até nem deixava de ser interessante para o espaço.

Back