Eu até concordo que numa determinada fase da vida pode ser melhor alugar, mas o que tenho dúvidas é se as pessoas vão juntar a diferença que pagariam caso comprassem como sugeres.
Provavelmente se um T1 custa 300 euros comprando e 220 alugando, as pessoas não vão juntar os 80 euros, vão é alugar um T2 por 300.
Isso leva-me para outra questão, que é
porque não comprar uma casa pequena no inicio de vida, sem esticar muito prazos de empréstimo e 5 ou 6 anos depois trocar por uma mais adequada à situação da altura ? mal será que não se tenha já pago uma parte e essa será a ajuda para a nova.
Isto sou eu a reflectir alto, porque também não me parece que haja verdades absolutas nestas questões, mas diria que um aspecto a ter sempre em conta é não esticar muito a corda, ou seja tentar não ficar com um encargo sufocante para ter uma casa maior, mais nova ou mais sofisticada. Em imobiliário os 3 factores mais importantes são (por ordem): 1- Localização, 2 - Localização, 3 - Localização [

]
Vale mais ter uma pequena casa de 60 m2 em Campo de Ourique do que uma de 120 m2 no Cacém.