Tópico do Detalhe

Detalhe: "do it yourself" ou pagar para aprender?

Detalhe: "do it yourself" ou pagar para aprender?

Amigos, tenho algumas questões para os "masters" do detalhe se refastelarem com a minha ignorância. :sh)

1 - Vou comprar um carro novo (Mazda 3 preto [br:)]) e gostava que me aconselhassem em termos de "detalhe", para estimar o bichinho desde o princípio. Vale a pena fazer um detalhe logo em novo? Se sim, quais os trabalhos que devem ser incluídos, atendendo a que o carro é novo?

2 - Eu, após descobrir o detalhe aqui no fórum, já me registei em mais alguns fóruns especializados no detalhe, mas desconfio que isto não vai lá só com teorias. Por isso, se possível, gostava de ver um detalhe a ser feito (integralmente, pelo menos o exterior...) para depois começar a fazer um eu próprio no Clio cinza-prata que vai ficar para o meu irmão... (claro que o detalhe seria pago, simplesmente gostava de assistir e de ser "instruído" com direito a aulas práticas [:cool:])

3 - Pretendo ser eu, futuramente, a detalhar os meus carros, já que gosto mesmo de ser eu a lavar e limpar o meu carro, ainda que saiba que às vezes não o consiga pôr no mesmo estado de outros (percebi agora que o "detalhe" é que os leva a ficar uns passos adiante de mim :sh)).
Gostava de saber quantos membros daqui é que começaram pelo seu próprio pé a detalhar, sem nunca ter visto um detalhe ao vivo. É possível? É recomendável? Eu não me considero nenhum nabo, mas se é para fazer cagada, vale mais ficar quieto :sh)
Se a lavagem não me assusta e acho que até me safava bem, tenho um bocado receio que a partir do polimento sejam requeridas "mãos-de-artista"...

Gostava que alguém com experiência me aconselhasse relativamente ao que devo fazer com os dois carros, o novo e o velho, ou seja, se devo mandar detalhar fora os dois (note-se: não me calhou o euromilhões), ou se devo tentar fazer alguma coisa pelo meu próprio pé...

Já agora, qualquer zona entre Aveiro e Coimbra é boa para fazer o detalhe. Na zona da Feira/Espinho também pode ser, mas teria que ser ao fim-de-semana. Recomendam alguém nesta zona?

Cumprimentos.

Podes aprender a detalhar começando eplo básico. Se o carro vier imaculado do stand, basta aprenderes a lavar e a dar cera e já não estragas o que está bom. O resto vais aprendendo a ler os fóruns e a fazer aos poucos na cobaia mais velha.

Demora bastante tempo a aprender tudo, ams também te digo que é mais assustador no início, com as siglas e os métodos e mil produtos para a mesma coisa... mas vai lá. Em Coimbra e Viseu tens quem te faça o trabalho se quiseres.

1- Vale sempre a pena. Mais não seja para aplicarmos o acabamento da nossa preferência :) Infelizmente dificilmente se apanha um carro novo impecável como sai da linha de produção. As preparações não são bem feitas, e lá vêm os típicos swirls e/ou hologramas do polimento...

Ceras/selantes e condicionadores a juntar a um kit de lavagem, são o mínimo para começar a tratar bem da máquina nova ;)

2- Eu costumo dar umas dicas básicas. Aprender a lavar correctamente, e a aplicar uma cera, faz-se sem qq dificuldade. Podes é ter que ter alguma paciência enquanto aguardas... [:D]

3- Comecei tudo sozinho apenas com leituras da net. Portanto desde que seja uma pessoa com predisposição para arregaçar as mangas, tudo é possível :) A unica vez que tive alguma orientação na prática, foi quando comprei uma polidora rotativa.

Bons detalhes ;)

Podes aprender a detalhar começando eplo básico. Se o carro vier imaculado do stand, basta aprenderes a lavar e a dar cera e já não estragas o que está bom. O resto vais aprendendo a ler os fóruns e a fazer aos poucos na cobaia mais velha.

Demora bastante tempo a aprender tudo, ams também te digo que é mais assustador no início, com as siglas e os métodos e mil produtos para a mesma coisa... mas vai lá. Em Coimbra e Viseu tens quem te faça o trabalho se quiseres.

E recomendas alguém?

É impressão minha ou o caro Guinato já está encaminhado?
(curiosidade e intuição)

O Guinato já anda a recolher propostas de execução do serviço em fóruns da especialidade...não gosta de ficar muito tempo sentado à espera... [:D]

Intuição correcta, amigo Diogo... [;)]

Última edição:
Boas pessoal.

Tenho o tejadilho do meu clio a perder a tinta e a ficar todo branco.
Pergunto aos entendidos o que se pode fazer para minimizar esta situação?

Boas pessoal.

Tenho o tejadilho do meu clio a perder a tinta e a ficar todo branco.
Pergunto aos entendidos o que se pode fazer para minimizar esta situação?

Ai acho que já não há nada a fazer. Se a tinta e/ou verniz estão a sair só mesmo pintado e/ou envernizando.

Boas

Alguém me sabe dizer por quanto e que fica mais ou menos um detalhe ao motor e ao carro todo(interior exterior)?

Não se isto interessa mas o carro em questão e um seat leon cupra,de 2008.

Boas

Alguém me sabe dizer por quanto e que fica mais ou menos um detalhe ao motor e ao carro todo(interior exterior)?

Não se isto interessa mas o carro em questão e um seat leon cupra,de 2008.

É variável consoante o estado do carro, acabamento pretendido, nível de preciosismo desejado, etc...

Antes de mais informo que todos os detalhes que faço são gratuitos, pelo que não tenho o mínimo interesse comercial no que vou dizer a seguir.

Sendo o carro novo, e como tal com poucos defeitos, um detailer que trabalhe para fora deverá pedir-te algo como 300/400€ por um [/i]full detail[/i]. Isto claro, o preço pode baixar ligeiramente ou subir conforme o verdadeiro estado do carro.

Cumrpimentos,

Antes de mais informo que todos os detalhes que faço são gratuitos, pelo que não tenho o mínimo interesse comercial no que vou dizer a seguir.

Sendo o carro novo, e como tal com poucos defeitos, um detailer que trabalhe para fora deverá pedir-te algo como 300/400€ por um [/i]full detail[/i]. Isto claro, o preço pode baixar ligeiramente ou subir conforme o verdadeiro estado do carro.

Cumrpimentos,

Mas queres saber à força o preço? À partida ninguém te vai dizer nada sem ver o carro, pois o que te parece bom pode não estar. Em www.carpremium.net tens algumas pessoas que fazem trabalhos para fora e podem ajudar/fornecer orçamentos.

[;)]

Boas

Obrigado assim faço la as minhas perguntas porque sempre pemsei que fosse 600/700 euros mas sendo assim melhor.

600/700 euros é para um carro muito mau ou um trabalho de topo mesmo, podendo passar disso, mas para um carro normal ficará algo abaixo.
Boas

Pois porque nem e nada de mais e mais para proteger a tinta e dar um brilho ao carro mas sendo menos do que esperava melhor.Obrigado pela informação

P.s só uma pergunta os swirls conseguem ser bem disfarçados?

Boas

Pois porque nem e nada de mais e mais para proteger a tinta e dar um brilho ao carro mas sendo menos do que esperava melhor.Obrigado pela informação

P.s só uma pergunta os swirls conseguem ser bem disfarçados?

Se o carro não estiver abusivamente marcado e com o verniz gasto, os swirls não se disfarçam.. tiram-se. Fica como acabado de pintar.

Voltar
Superior