Para todos os que pensam que sabem do que estão a falar e até fazem cálculos para provar qualquer coisa em que eles acreditam, deixo apenas a informação de que todos os cálculos e ideias que defendem partem do princípio errado de que o HHO produzido está a ser usado como combustível, logo como substituto da gasolina/gasóleo/GPL. Mais uma vez digo, ESSE PRINCÍPIO ESTÁ ERRADO.
Para os que dizem que já viram montes de sistemas iguais, think again, este sistema está patenteado... se já houvesse igual não aceitariam uma segunda patente para a mesma coisa!
Sim, estás a tentar dizer que o hidrogénio, ou ate a mistura de hidrogénio e oxigénio servem como um catalisador da reacção da gasolina. Algo que não pode acontecer. O hidrogénio é demasiado reactivo para conseguir ter qualquer efeito na reacção da gasolina como catalisador. Duas coisas que a grande maioria dos catalisadores têm em comum é que têm que ser em quantidades consideráveis e têm que ser não reactivos naquilo que estão a influenciar, senão não são catalisadores, são reagentes. Por exemplo, o dióxido de manganésio é um catalisador muito usado para pilhas e para extrair oxigénio da água oxigenada. No entanto, para realmente ter algum rendimento útil, tem que ser em quantidades consideráveis e não reage, não é usado na reacção.
Se o "HHO" (e digo entre aspas porque cenas) fosse realmente útil para o sistema, tendo em consideração o volume a que é produzido, então mais valia o carro ter um muito pequeno depósito da mistura comprimida, não causando peso sobre o alternador. Seria de produção mais barata e de manutenção mais simples.
Quanto ao que dizes das patentes, sim, um sistema pode ser patenteado várias vezes. As patentes têm limitações geográficas e regras diferentes. É possível patentear um produto apenas em Portugal. Ou apenas na UE. Ou apenas nos EUA. Por isso, sim, é possível este produto já estar patenteado. E produtos que fazem a electrólise da água e injectam o resultado no motor, já há vários e patenteados. Quais os princípios que eles usam para justificar o seu [discutível] funcionamento? Vários. Desde a energia do hidrogénio, o princípio do catalisador... até já vi dizerem que o hidrogénio era um melhor lubrificante para as paredes dos cilindros. Há de tudo.
Agora, quanto ao virem aqui dizer que é muito bom porque alguém importante diz que sim, não é argumento. E falarem de alguém do INESC é estranho, pergunto-me o que é o INESC tem a ver com isto, dado que o INESC é de sistemas de computação.
Por uma pessoa importante ou de nome no mundo desse tema dizer que essa coisa é boa, não faz essa coisa ser realmente boa. Gafes, intencionais ou não, toda a gente as comete. Por esse ponto de vista, então tudo o que os nossos políticos dizem é verdade, porque eles é que são da área.
Por outro lado, o oposto também não é verdade. Por uma pessoa se dar ao trabalho de estar nestes fóruns e discutir as coisas convosco, não lhe tira credibilidade. Aqui no meio de todo este
pseudo-anonimato pode estar gente de todos os tipos e com toda a certeza estará muita gente com todas as armas para poder discutir isto. Até agora, as únicas pessoas que se deram ao trabalho de realmente apresentar argumentos científicos foram os críticos do sistema, e foram os únicos a dar-se ao trabalho de tentar calcular. Todos os que foram a favor do sistema usaram sempre o mesmo argumento de "é bom porque aquelas pessoas dizem que é bom e não discuto convosco porque vocês não percebem". As pessoas que estão aqui desconfiadas, tentaram fazer uma análise da ciência por detrás disto. Todos os outros "ah, é bom é, porque eu é que sei, tu cala-te, se dizes que é mau é porque és um inculto". Que tal, em vez de se porem com figuras tristes destas, serem construtivos? Se sabem mais que quem critica, então usem a ciência e argumentos reais para mostrarem porque é que funciona e convencerem quem está desconfiado. Se sabem que eu estou errado, mostrem-me porquê. Dizerem "Eu é que sei", não é um argumento. Dizerem "Porque aquela pessoa diz que sim", não é argumento.
Vocês também se esquecem que ninguém é de confiança. Como de certo muitas outras pessoas aqui, eu também já passei pela faculdade. Mais concretamente, por duas licenciaturas (que incluíam, justamente, matéria da que é abordada nesta discussão) e conheço bem o quão valem os professores universitários. Metade no cravo, metade na ferradura. Tendo em consideração tudo o que já aprendi na escola, secundário, faculdade, a fazer investigação, auto-educação, tudo me diz que este sistema não funciona. Mas vocês sabem que funciona porque o XPTOZ que é professor de não sei onde diz que funciona e que é inovador. Também o Sócrates era engenheiro pela universidade de Santa Agrela das Couves. Também já 1000 vezes vieram pessoas dizer que tinham descoberto a fusão a frio, tendo sido sempre desmascarados. Então se for eu à televisão dizer que o sistema não funciona, já acreditam? Já que eu também sou professor e ainda percebo qualquer coisa desta matéria, se for eu a dizer que não funciona, não aqui, mas na televisão, já tenho mais credibilidade do que o Zé do Pipo mediano?
Querem aceitar coisas como verdade de fé, como se fossem religiões? São livres disso. Mas se não querem ser comidos por papalvos, então questionem tudo. Não levem tudo como se fosse uma verdade única e incontornável. Não se fiem no que vêem nos media. Dêem-se ao trabalho de pôr em causa tudo o que for soluções milagrosas inovadoras que apareçam por magia nos momentos de maior necessidade. Tudo está aberto a mais explicações, mesmo as minhas próprias teorias. Mesmo eu como um não crente no sistema, com bastantes dados e factos científicos a fazer de mim esse incrédulo, mantenho a abertura para estar errado. O problema é que, até agora, ninguém me deu um único argumento que fosse para invalidar a minha teoria.
E, para além de tudo isto, mesmo aqui, já umas duas vezes, alguém usou o argumento de que estavam online os documentos que comprovavam e etc... Fui ver os documentos referidos e não estavam lá. 404. Desaparecidos em combate. Mas aos posts em que eu faço referência ao desaparecimento desses documentos, a esses ninguém responde.
Sabem que mais? Se sabem mais que nós, então partilhem o vosso conhecimento, mostrem argumentos concretos. Caso contrário, não passam de trolls.