Essas versões custam novas ( com os preços de campanha/PM/Pack Adas/ despesas ) cerca de 32000€...ou seja...estão anunciadas por menos 2 e 3k do que se consegue novo...acredito que, caso se mostre interesse no negocio, se consiga uma diferença de 4 ou 5k face o novo...são carros com 3500/4500 kms...ainda dá que pensar...depende de pessoa para pessoa...
mais vale comprar em usado que a diferença não deve depois ser tanta pelo psicológico da maior cilindrada, mais IUC e mais combustível gasto, o que na prática só se refletirá assim mais com o IUC e mesmo assim nada de especial.
As vezes fico a pensar o que leva algumas pessoas a dizer algumas coisas......no XCEED, a diferença de preços do 1.0 vs 1.4, na mesma versão...com ou sem campanha...e com o mesmo equipamento e caixa, é de 2000€...ponto
Não estamos a falar de 20cv só. Estamos a falar de motores diferentes 3 cilindros para 4 cilindros. Acho que em termos de fiabilidade não soa iguais. Um motor 4 cilindros deve ser melhor digo eu
Pesa o mesmo que um Ford Focus 1.0 de 100cv...pelo que dizes, o Focus com menos 20cv será uma arrastadeira...[...o 1.0 de 120cv´s acho curto para o carro que é...
Á priori, é verdade que um 4C é sempre mais agrdavel de usar e terá menos bugs sonoros e vibrações em determinadas situações. se bem que os 3C tem vindo a melhorar bastante nesse sentido como é o caso do ecoboost.
Mas a questão tb se prende com a disponibilidade de se pagar mais do X por um compacto generalista e é ai onde os 3c conseguem ter alguma saída, mais pq quase já não restam 4C otto nas bases das gamas.
Pena, no geral, não manterem 4Cs de 1.2 turbinados com idêntica cavalagem em vez dos 3C até pq as diferenças de consumos/emissões não são nada de por aí alem.
É verdade! Não há oferta de motores a gasolina 1.2 ou 1.4.
Tudo o que se vê e tudo 1.0 é ridículo. Porque a fiabilidade desses motores não deve ser para fazer muitos km digo eu.
É verdade que temos o ecoboost que tem vários Record mas não sei. Eu estou a pensar comprar carro a gasolina ou o 1.4 xceed ou proceed ou 1.8 Corolla híbrido.
Só te vou dar 2 exemplos: Ford 1.0eb 3cl, vs. Ford 2.3eb 4cl, ambos da mesma geração. O 1o tem-se revelado mais fiável que o 2°.
VW 1.0 TSI versus, podes escolher qualquer motor a gasolina Turbo da VW para colocar aqui []
E podia ir buscar mais exemplos, como por exemplo o 1.5d da BMW, o 1.4 TDI da VW...entre outros, que contra irmãos maiores se revelaram muito mais fiáveis, e todos eles motores pequenos.
É verdade que há muitos 1.0, mas felizmente continua a haver outras opções: 1.2, 1.33, 1.4, 1.5, 1.6 turbo, de 3 e 4 cilindros, 1.5 atmosféricos, 1.8 híbridos...
Há bastante escolha neste momento, há 10 anos atrás estávamos bem pior!
Tretas de velho do Restelo, o teu mecânico deve saber é que as marcas que vendem 1.0 quase todas já estão a dar 7 anos de garantia []
Dei-te alguns exemplos em cima, dentro das próprias marcas, se um 1.0 é curto ou não para um segmento C? Isso já vai de cada um, eu também prefiro um 1.5, ou um 2.0, e por aí fora a um 1.0, mas a fiabilidade pouco tem a ver com isto.
Aliás, tens motores 1.0 e 1.2 3cl a sair com 140 e 150cv de origem, têm de ter garantias de fiabilidade. Se pensares bem, um 1.0 3cl tem os cilindros do tamanho de um 1.33 4 cl, um 1.2 de um 1.6, 1 1.4 de um 1.9 []
Extrair potência nunca foi propriamente um problema desde sempre. Fiabilidade é outra coisa, por isso as marcas têm de adequar os materiais e componentes que utilizam às exigências do motor que estão a fabricar. Se na concepção de 1.0 vão precisar de materiais mais resistentes, à partida vão fazê-lo, se por outro lado escolherem um 2.0 menos esforçado, têm margem para cortar na qualidade do material.
No final a fiabilidade tem a ver com a qualidade destes componentes e com a sua maior ou pior adequabilidade ao que estão a montar.
É um dilema um pouco difícil de entender e do que fazer na compra de um carro
Á priori, é verdade que um 4C é sempre mais agrdavel de usar e terá menos bugs sonoros e vibrações em determinadas situações. se bem que os 3C tem vindo a melhorar bastante nesse sentido como é o caso do ecoboost.
Mas a questão tb se prende com a disponibilidade de se pagar mais do X por um compacto generalista e é ai onde os 3c conseguem ter alguma saída, mais pq quase já não restam 4C otto nas bases das gamas.
Pena, no geral, não manterem 4Cs de 1.2 turbinados com idêntica cavalagem em vez dos 3C até pq as diferenças de consumos/emissões não são nada de por aí alem.
É um facto. Mas penso que já está a mudar. A Renault lançou, em parceria com a Mercedes, o 1.3 TCe de 4 cilindros (115cv) e a Toyota tem o 1.2 T de 4 cilindros (116cv).