Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"O cantinho das motos"-

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Com uma lesão do menisco fui esta semana autrizado pelo fisioterapeuta a dar uma voltinha no mato.

    A cabrita já não andava à quase 3 meses pelo que fui à garagem acresentar oleo 2T, lubrificar a corrente, por um bocadinho de ar nos pneus e, principalmente, ver se pegava.

    Pegou à primeira. Máquina!!!

    Não sei como é que vou dormir hoje.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

      Barato não é. 14€ por 1 litro de um óleo banal mistura de mineral e sintético, vai lá vai.... Ainda este verão comprei 4 litros de Shell Advance Ultra 100% sintético por 35€, ou 8,75 por litro, quase metade desse motorex e de melhor qualidade.
      O Advance Ultra não é 100% sintético é hidrocracado.

      Motorex são excelentes óleos,certas gamas conseguem ser superiores a nivel de qualidade,anti oxidantes a muitas do mercado,sobretudo francesas que muita gente pensa que é o topo.

      Comentário


        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
        O Advance Ultra não é 100% sintético é hidrocracado.

        Motorex são excelentes óleos,certas gamas conseguem ser superiores a nivel de qualidade,anti oxidantes a muitas do mercado,sobretudo francesas que muita gente pensa que é o topo.
        no rótulo tem 100% sintético, é o óleo que metem na fábrica... É o óleo que metem nas V4R, estamos a falar de motas que fazem 16.500 rotações e 240cv a sair do stand, e intervalos de 12mil km entre, posso estar enganado, mas não diria que a marca queira facilitar com a poupar no óleo.

        A unico comparativo à data que conheço que faz analises a óleos de motas é este. De resto vejo muita gente a jurar por marca X e marca Y, mas quando se pede algum tipo de documentação ou registo para validar essa superioridade, essa raramente aparece.

        De óleo se carro ainda há bastante coisa, e a conclusão normalmente é sempre a mesma, escolhendo uma marca reputada, e cumprindo a especificação e norma (se aplicável), quase não faz diferença usar óleo X ou Y, é bem mais importante cumprir os prazo de manutenção, do que a marca do óleo.

        Nas motas não deve ser muito diferente. Motul, Motorex, Shell, BP, Amsoil, Castrol, etc, talvez haja uns marginalmente melhores, mas para a mesma especificação, provavelmente a melhor compra é o que estiver a melhor preço.

        image.png
        Editado pela última vez por Oliveiraz33; 04 February 2023, 17:59.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Two Ver Post
          Com uma lesão do menisco fui esta semana autrizado pelo fisioterapeuta a dar uma voltinha no mato.

          A cabrita já não andava à quase 3 meses pelo que fui à garagem acresentar oleo 2T, lubrificar a corrente, por um bocadinho de ar nos pneus e, principalmente, ver se pegava.

          Pegou à primeira. Máquina!!!

          Não sei como é que vou dormir hoje.
          E assim foi


          Comentário


            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

            no rótulo tem 100% sintético, é o óleo que metem na fábrica... É o óleo que metem nas V4R, estamos a falar de motas que fazem 16.500 rotações e 240cv a sair do stand, e intervalos de 12mil km entre, posso estar enganado, mas não diria que a marca queira facilitar com a poupar no óleo.

            A unico comparativo à data que conheço que faz analises a óleos de motas é este. De resto vejo muita gente a jurar por marca X e marca Y, mas quando se pede algum tipo de documentação ou registo para validar essa superioridade, essa raramente aparece.

            De óleo se carro ainda há bastante coisa, e a conclusão normalmente é sempre a mesma, escolhendo uma marca reputada, e cumprindo a especificação e norma (se aplicável), quase não faz diferença usar óleo X ou Y, é bem mais importante cumprir os prazo de manutenção, do que a marca do óleo.

            Nas motas não deve ser muito diferente. Motul, Motorex, Shell, BP, Amsoil, Castrol, etc, talvez haja uns marginalmente melhores, mas para a mesma especificação, provavelmente a melhor compra é o que estiver a melhor preço.

            image.png
            Ha muitos anos tive uma má experiência com um óleo da Shell. Era um Helix qualquer. Alguns milhares de km após uma revisão, ao abrir a tampa do óleo no motor, com este a trabalhar saiu uma fumarada. Muito antes dos km ou tempo tive de ir mudar o óleo. Voltei a por o Castrol GTX3 semi sintético como aquele carro costumava levar e resolveu. Mas tive de limpar a caixa do filtro de ar, mudar o filtro, limpar as tubagens de aspiração dos gases de cárter para a admissão. Em regra gosto dos óleos da Castrol, Mobil e BP. Não digo que não haja outros até muito melhores mas nestes tenho alguma confiança quanto a qualidade.

            Comentário


              amanhã lá vou eu fazer a revisão à mota, Honda Integra 750cc, na MotorWay em Campolide

              espero que não me custe centenas de euros

              ainda há dias levaram-me 908 euros por um carro

              Comentário


                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                amanhã lá vou eu fazer a revisão à mota, Honda Integra 750cc, na MotorWay em Campolide

                espero que não me custe centenas de euros

                ainda há dias levaram-me 908 euros por um carro
                Qual a quilometragem? Isso cheira a desculpa para deixar lá essa e trazer outra

                Comentário


                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                  Qual a quilometragem? Isso cheira a desculpa para deixar lá essa e trazer outra
                  43.000

                  desde o início da pandemia que não faço uma revisão

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                    43.000

                    desde o início da pandemia que não faço uma revisão
                    Lol... início da pandemia já foi à 3 anos, quando forem tirar o bujão o óleo já nem escorre

                    Assim as coisas não duram...

                    Comentário


                      Não há nada como fazer revisões em casa... Não só fica estupidamente barato, como é educacional que ficamos a conhecer melhor a nossa mota e até certa forma terapeutico

                      Eu com 60 euros filtro de ar, filtro de óleo, óleo motor, óleo travões numa suposta mota "premium". Isto no que é considerado uma marca premium. Nos carros a difeerença ainda é maior.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                        Lol... início da pandemia já foi à 3 anos, quando forem tirar o bujão o óleo já nem escorre

                        Assim as coisas não duram...

                        sim, tens razão, mas eu desde essa altura que tenho estado em teletrabalho

                        em 2020 quase que nem andei, e depois os anos seguintes foi algo misto, e eu continuo nesse sistema

                        portanto não sei se fiz 10.000 km nestes 3 anos

                        mas sim, está na altura de fazer, eu espero é não pagar muito

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JCF Ver Post

                          Ha muitos anos tive uma má experiência com um óleo da Shell. Era um Helix qualquer. Alguns milhares de km após uma revisão, ao abrir a tampa do óleo no motor, com este a trabalhar saiu uma fumarada. Muito antes dos km ou tempo tive de ir mudar o óleo. Voltei a por o Castrol GTX3 semi sintético como aquele carro costumava levar e resolveu. Mas tive de limpar a caixa do filtro de ar, mudar o filtro, limpar as tubagens de aspiração dos gases de cárter para a admissão. Em regra gosto dos óleos da Castrol, Mobil e BP. Não digo que não haja outros até muito melhores mas nestes tenho alguma confiança quanto a qualidade.
                          Eu desde sempre próprio mudo o óleo a todos os carros e motas que tenho, já experimentei milhentos óleos diferentes, e honestamente nunca tive má experiencia com nenhum. Ás vezes nota-se que um ou outro óleo tem um bocadinho mais evaporação ou bebe algo mais /menos, mas de resto... Mas eu também faço intervalos de manutenção bastante curtos porque mudo todos os anos sem ligar aos kilómetros. Nos brinquedos de fim de semana são óleos com 3 e 4 mil km a sair, ainda com alguma transparecia até...

                          Como a Ducati e Ferrari com motores altamente expremidos usam shell, por defeito assumo que o óleo deve ser bom QB, uma vez que não tenho mais referencias.

                          mas como já disse, hoje em dia não me preocupo muito com as marcas, vejo se cumpre a especificação, e depois mudar a tempo e horas, e usar o motor como deve ser sem andar a acelerar a frio e coisas do género.
                          Editado pela última vez por Oliveiraz33; 05 February 2023, 16:35.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                            Não há nada como fazer revisões em casa... Não só fica estupidamente barato, como é educacional que ficamos a conhecer melhor a nossa mota e até certa forma terapeutico

                            Eu com 60 euros filtro de ar, filtro de óleo, óleo motor, óleo travões numa suposta mota "premium". Isto no que é considerado uma marca premium. Nos carros a difeerença ainda é maior.
                            Eu gostava de optar por isso, não pela poupança mas pela terapêutica em si, e a duke 125 é o ideal para aprender. Mas não tem sido fácil encontrar tudo o que é preciso…ou estou a procurar no sítio errado. Tem sempre aquele argolas em borracha que não sei se vem ou nao…

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Altar Ver Post


                              sim, tens razão, mas eu desde essa altura que tenho estado em teletrabalho

                              em 2020 quase que nem andei, e depois os anos seguintes foi algo misto, e eu continuo nesse sistema

                              portanto não sei se fiz 10.000 km nestes 3 anos

                              mas sim, está na altura de fazer, eu espero é não pagar muito
                              10k por si só já é a esticar um pouco, fazer isso em 3 a os na minha opinião já é esticar demasiado...

                              Cada um faz como quiser, mas eu nessa quilometragem teria feito 1 revisão por cada ano.
                              Por curiosidade, nem andei muitos km (~25k), mas nestes 3 anos fiz 4 revisões numa mota, e 1 noutra.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                Não há nada como fazer revisões em casa... Não só fica estupidamente barato, como é educacional que ficamos a conhecer melhor a nossa mota e até certa forma terapeutico

                                Eu com 60 euros filtro de ar, filtro de óleo, óleo motor, óleo travões numa suposta mota "premium". Isto no que é considerado uma marca premium. Nos carros a difeerença ainda é maior.
                                Não sei se concordo com isso...por princípio prefiro deixar para quem sabe, e também estabelecer uma boa relação de confiança com quem faz a manutenção dos meus veículos, desde que o trabalho seja bem feito e os preços sejam justos.

                                Não tenho dúvidas que até conseguisse fazer esses trabalhos, mas no momento não tenho conhecimentos Mara tal, por isso prefiro deixar para quem sabe.
                                No meu trabalho também não gosto que as pessoas sejam artistas e achem que o conseguem fazer, mas o português tem muito isto, dominam em todas as áreas ,, e enquanto assim for a qualidade não vai melhorar

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post

                                  Eu gostava de optar por isso, não pela poupança mas pela terapêutica em si, e a duke 125 é o ideal para aprender. Mas não tem sido fácil encontrar tudo o que é preciso…ou estou a procurar no sítio errado. Tem sempre aquele argolas em borracha que não sei se vem ou nao…
                                  Quais argolas? as do filtro de óleo? Se sim O filtro de óleo trás borracha nova não te preocupes.

                                  Depois o parafuso de onde tiras o óleo velho (mais conhecido como bujão), esses normalmente tens de comprar umas anilhas de que qualquer loja de peças de automóveis te deve arranjar. é só procurares na net o tamanho, ou então levas a tua velha.

                                  Que tarefas em particular estás a tentar fazer?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                    Não sei se concordo com isso...por princípio prefiro deixar para quem sabe, e também estabelecer uma boa relação de confiança com quem faz a manutenção dos meus veículos, desde que o trabalho seja bem feito e os preços sejam justos.
                                    Tem de se partir do pressuposto que sabes obviamente, se não sabes e não estás avontade, então é melhor entregar a alguém.

                                    Embora tarefas como mudar óleos, filtros, ajustar correntes, etc são extremamente simples, não tem muito por onde enganar, é um DIY que qualquer pessoa pode aprender. Diria que ter um espaço para o fazer pode ser mais complicado

                                    Mudar correia de distribuição e ajustes de válvulas, esses sim são mais "perigosos", se fazes asneira partes o motor. Até porque algumas tarefas precisam de ferrametnas específicas para quele veículo, que muitas vezes não compensa comprar...

                                    Depois há outra coisa, quando se sabe fazer algumas coisas, fica-se até com garantias que fica mais bem feito que ás vezes ás 3 pancadas em muitos mecanicos (mesmo concessionários oficiais). Muitas dessas oficinas estão cheias de trabalho, e fazem tudo a despachar, nem apertos com chave dinamométrica fazem (demora mais tempo).

                                    Eu tive um Toyota yaris, que na marca (Salvador Caetano em Vigo) a mudarem filtro de gasóleo, danificaram o suporte em volta... Não deviam estar a conseguir tirar e andaram a forçar.

                                    Outra situação foi quando montei um módulo bluetooth no circuito de fibra ótica do Porsche para substituir a caixa de DVD's, na Porsche andaram a tentar codificar e depois disseram que não dava, mas eu sabia perfeitamente que dava porque nos forums da Porsche havia cujos stands lhes fizeram isso, mas em particular o tecnico Centro Porsche Braga não o soube fazer... Trouxe pra casa, e codifiquei eu com o software deles pirateado...

                                    Se fizerem download do "service manual" da vossa mota (não confudindir com user manual), têm uma descrição de como desmonta-la toda, tim tim por tim tim, e com devidos apertos e especificações, que é o Manual que a marca entrega aos concessionários e por qual os mecanicos é suposto se regerem.

                                    Aqui por exemplo está o Service Manual da KTM Duke 125... 267 páginas, Ensina a fazer absolutamente tudo na mota, teoricamente com este manual repara-se qualquer avaria e faz-se qualquer tipo de manutenção.
                                    https://www.manualslib.com/manual/12...page=14#manual

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                                      Quais argolas? as do filtro de óleo? Se sim O filtro de óleo trás borracha nova não te preocupes.

                                      Depois o parafuso de onde tiras o óleo velho (mais conhecido como bujão), esses normalmente tens de comprar umas anilhas de que qualquer loja de peças de automóveis te deve arranjar. é só procurares na net o tamanho, ou então levas a tua velha.

                                      Que tarefas em particular estás a tentar fazer?
                                      Para já queria começar pelo mais básico. Óleos e filtros. Podias mas não sei onde ver ou comprar isso fisicamente…e vou precisar de um cavalete 😅

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post

                                        Para já queria começar pelo mais básico. Óleos e filtros. Podias mas não sei onde ver ou comprar isso fisicamente…e vou precisar de um cavalete 😅
                                        Se tiver descanso central, estás safo

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                                          Tem de se partir do pressuposto que sabes obviamente, se não sabes e não estás avontade, então é melhor entregar a alguém.

                                          Embora tarefas como mudar óleos, filtros, ajustar correntes, etc são extremamente simples, não tem muito por onde enganar, é um DIY que qualquer pessoa pode aprender. Diria que ter um espaço para o fazer pode ser mais complicado

                                          Mudar correia de distribuição e ajustes de válvulas, esses sim são mais "perigosos", se fazes asneira partes o motor. Até porque algumas tarefas precisam de ferrametnas específicas para quele veículo, que muitas vezes não compensa comprar...

                                          Depois há outra coisa, quando se sabe fazer algumas coisas, fica-se até com garantias que fica mais bem feito que ás vezes ás 3 pancadas em muitos mecanicos (mesmo concessionários oficiais). Muitas dessas oficinas estão cheias de trabalho, e fazem tudo a despachar, nem apertos com chave dinamométrica fazem (demora mais tempo).

                                          Eu tive um Toyota yaris, que na marca (Salvador Caetano em Vigo) a mudarem filtro de gasóleo, danificaram o suporte em volta... Não deviam estar a conseguir tirar e andaram a forçar.

                                          Outra situação foi quando montei um módulo bluetooth no circuito de fibra ótica do Porsche para substituir a caixa de DVD's, na Porsche andaram a tentar codificar e depois disseram que não dava, mas eu sabia perfeitamente que dava porque nos forums da Porsche havia cujos stands lhes fizeram isso, mas em particular o tecnico Centro Porsche Braga não o soube fazer... Trouxe pra casa, e codifiquei eu com o software deles pirateado...

                                          Se fizerem download do "service manual" da vossa mota (não confudindir com user manual), têm uma descrição de como desmonta-la toda, tim tim por tim tim, e com devidos apertos e especificações, que é o Manual que a marca entrega aos concessionários e por qual os mecanicos é suposto se regerem.

                                          Aqui por exemplo está o Service Manual da KTM Duke 125... 267 páginas, Ensina a fazer absolutamente tudo na mota, teoricamente com este manual repara-se qualquer avaria e faz-se qualquer tipo de manutenção.
                                          https://www.manualslib.com/manual/12...page=14#manual
                                          Tudo que são verificações e lubrificação básicas, inclusive afinar a tensão da corrente, sou eu que faço.
                                          mais que isso deixo para quem percebe da poda, sendo que até podia aprender a fazer (e ter de adquirir a ferramenta adequada), mas prefiro gastar o meu tempo a andar de mota do que tê-la parada na garagem já meio desmontada, e sem vontade nenhuma de continuar a montar.
                                          Admiro quem tem a vontade de passar dias e dias na oficina a fazer um restauro de A a Z duma mota. E eu até gosto e tenho jeito para essas coisas de tudo que é trabalhos manuais, mas lá está, prefiro gastar o meu tempo a andar

                                          Comentário


                                            O tempo está a melhorar e já dei as primeiras voltas do ano! Este fim de semana o tempo até pedia para andar de mota

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                              O tempo está a melhorar e já dei as primeiras voltas do ano! Este fim de semana o tempo até pedia para andar de mota
                                              Já se nota de facto, e já se notam os abusos nas estradas...

                                              Hoje já houve um acidente aparatoso com 3 ou 4 motas na A29, a partir de agora é só começar a aumentar o flagelo!

                                              Ontem de manhã fui a Guimarães montar os punhos aquecidos, estava fresquinho, mas ninguém me chateou , à tarde, aproveitei que fui ao Porto, estava tão bom que decido dar a volta maior pela 108 e 222. Logo à saída do Freixo já ia levando com uma mota em cima, dum grupo que vinha a ultrapassar carros em zona de continua e em contra mão
                                              lembrou-me logo do porquê evitar estes percursos em dias de "missa"...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                                Já se nota de facto, e já se notam os abusos nas estradas...

                                                Hoje já houve um acidente aparatoso com 3 ou 4 motas na A29, a partir de agora é só começar a aumentar o flagelo!

                                                Ontem de manhã fui a Guimarães montar os punhos aquecidos, estava fresquinho, mas ninguém me chateou , à tarde, aproveitei que fui ao Porto, estava tão bom que decido dar a volta maior pela 108 e 222. Logo à saída do Freixo já ia levando com uma mota em cima, dum grupo que vinha a ultrapassar carros em zona de continua e em contra mão
                                                lembrou-me logo do porquê evitar estes percursos em dias de "missa"...
                                                Aqui a duas semanas saí a primeira vez de mota e apanhei frio, mas como foi o primeiro fim de semana com sol do ano, teve que ser..já não andava de mota a mais de 1 mês

                                                E realmente havia muita mota na estrada, o cais de Gaia está a loucura! Já não dá para ir beber um Porto descansado

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post

                                                  Para já queria começar pelo mais básico. Óleos e filtros. Podias mas não sei onde ver ou comprar isso fisicamente…e vou precisar de um cavalete 😅
                                                  ultimamente tenho comprado na Eurobikes. Se não estás avontade a comprar online, compra onde compraste a mota (a não ser que tenhas comprado a um particular)

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                                    Tudo que são verificações e lubrificação básicas, inclusive afinar a tensão da corrente, sou eu que faço.
                                                    mais que isso deixo para quem percebe da poda, sendo que até podia aprender a fazer (e ter de adquirir a ferramenta adequada), mas prefiro gastar o meu tempo a andar de mota do que tê-la parada na garagem já meio desmontada, e sem vontade nenhuma de continuar a montar.
                                                    Admiro quem tem a vontade de passar dias e dias na oficina a fazer um restauro de A a Z duma mota. E eu até gosto e tenho jeito para essas coisas de tudo que é trabalhos manuais, mas lá está, prefiro gastar o meu tempo a andar
                                                    Estas manutenções faz-se bem quando não tens nada pra fazer ou está mau tempo, é tipo um Hobbie. Se não tens gosto em fazer, acho que nem vale a pena, vais se calhar estar a colher mais frustrações que satisfação, é melhor levar a um mecanico. Uma coisa tipo muda de óleo ou sangrar uns travões, é coisa para demorar 15min, fica mais demorado levar ao mecanico para fazer :p

                                                    mas eu também há coisas que não me dou ao trabalho de fazer e levo a um mecanico. Tudo que der mais jeito fazer com elevador, não faço.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                                      Não sei se concordo com isso...por princípio prefiro deixar para quem sabe, e também estabelecer uma boa relação de confiança com quem faz a manutenção dos meus veículos, desde que o trabalho seja bem feito e os preços sejam justos.

                                                      Não tenho dúvidas que até conseguisse fazer esses trabalhos, mas no momento não tenho conhecimentos Mara tal, por isso prefiro deixar para quem sabe.
                                                      No meu trabalho também não gosto que as pessoas sejam artistas e achem que o conseguem fazer, mas o português tem muito isto, dominam em todas as áreas ,, e enquanto assim for a qualidade não vai melhorar
                                                      Acaba por depender de muitas variáveis.

                                                      Depende do jeito que cada um tem para a mecânica, depende do que se quer fazer na revisão e afins.
                                                      No meu caso, volta e meia faço muda de óleo intermédia aos 6000km. Se a fizer na oficina da minha confiança (que por sinal é das mais baratas que conheço, dentro das oficiais da marca) fica-me por 140€, se a fizer em casa fica-me por aproximadamente 50€ dependendo do preço do óleo no momento e 1 hora do meu tempo já a contar com reapertos dos parafusos principais e uma vista de olhos gerais.

                                                      Agora que a garantia da mota acabou, provavelmente começo a ir à oficina só para as revisões onde fazem coisas mais complicadas como mudar/limpar filtro do ar ou velas por exemplo.

                                                      Mas tal como já foi dito e como deste o exemplo da tua área, quem não tem conhecimentos para tal ou não tem jeito para a coisa, deve pagar a quem sabe. O que não falta são os tugas que acham que sabem fazer tudo e depois vão a correr para os mecânicos a pedir para arranjarem a asneirola que fizeram

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por tiagovale2 Ver Post


                                                        Agora que a garantia da mota acabou, provavelmente começo a ir à oficina só para as revisões onde fazem coisas mais complicadas como mudar/limpar filtro do ar ou velas por exemplo.

                                                        Se te safas no óleo, mudar filtros e velas não vais ter problemas, ainda está dentro do "DIY", não existem grandes risco de erros, ou de estragar coisas se correr mel... O que já tenho dificuldade em recomendar para DIY é coisas tipo ajuste de válvulas, ou ou "refrescar" forquetas e amortecedores....

                                                        Agora coisas que acho que se aprende bem sem precisar de ser mecanico ou de perceber muito de motas, apenas a ler tutorias:
                                                        -Mudar óleo e filtro do motor
                                                        -filtro de ar
                                                        -mudar velas
                                                        -óleo de travões
                                                        -pastilhas de travão
                                                        -liquido de refrigeração

                                                        DIY, ligeiramente mais avançado, quem já dominar facilmente os anteriores, já começa a ter bagagem para tentar os seguintes.
                                                        -Kit de transmissão
                                                        -Embraiagem
                                                        -Mudar e equilibrar Pneus
                                                        -Ajuste de válvulas (em algumas motas mais simples)


                                                        Comentário


                                                          Isto da manutenção é muito relativo. Numas motos para trocar um simples filtro de ar é preciso desmontar/desviar uma data de coisas. Já nem falo das velas... Noutras está tudo ali à mão.

                                                          Eu até já troquei uma embraiagem, mas foi a uma vespa 50s e noutra altura da vida, onde havia muito mais tempo para as bricolages das viaturas...

                                                          Há pouco tempo troquei o filtro da chamussa por um lavável, por recomendação do mecânico, foi fácil e muito rapido (3 parafusos...), mas pouco mais faço.

                                                          Prefiro ir a uma oficina e não ter esse trabalho (tenho outros...). Agora é preciso uma oficina que não escalde e claro de confiança, o que nos dias que correm não é fácil de arranjar.

                                                          Cump.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                                                            Se te safas no óleo, mudar filtros e velas não vais ter problemas, ainda está dentro do "DIY", não existem grandes risco de erros, ou de estragar coisas se correr mel... O que já tenho dificuldade em recomendar para DIY é coisas tipo ajuste de válvulas, ou ou "refrescar" forquetas e amortecedores....

                                                            Agora coisas que acho que se aprende bem sem precisar de ser mecanico ou de perceber muito de motas, apenas a ler tutorias:
                                                            -Mudar óleo e filtro do motor
                                                            -filtro de ar
                                                            -mudar velas
                                                            -óleo de travões
                                                            -pastilhas de travão
                                                            -liquido de refrigeração

                                                            DIY, ligeiramente mais avançado, quem já dominar facilmente os anteriores, já começa a ter bagagem para tentar os seguintes.
                                                            -Kit de transmissão
                                                            -Embraiagem
                                                            -Mudar e equilibrar Pneus
                                                            -Ajuste de válvulas (em algumas motas mais simples)

                                                            Mudar o filtro do ar e mesmo as velas é facil, o problema é desmontar a mota toda.

                                                            Há motas em que é consideravelmente mais fácil, mas na minha isto é o aspeto só para chegar lá:



                                                            Estamos a falar de cerca de meia hora de um mecânico experiente a dar-lhe bem só para desmontar tudo, e depois outro tanto (mais uns trocos porque encaixar algumas peças é uma dor de cabeça) para montar.
                                                            Não que seja particularmente difícil desmontar as carenagens, faróis e afins, mas é tanto parafuso, tanto rebite e tanto encaixe que prefiro deixar isso para quem tem mais prática do que eu. E para alguém que se calhar de partir uma carenagem de centenas de euros, assume essa responsabilidade.

                                                            No meio disto tudo, mudar filtro e velas demora nem 10 minutos

                                                            E claro que a questão monetária importa muito: Se esta intervenção de velas e filtro me custasse 500€ pensaria duas vezes e era bem capaz de fazer eu em casa, mas neste caso paguei 250€ por muda de óleo (Motul 7100, filtro, velas, filtro do ar, muda de óleo dos travões de trás, mão de obra e ligação ao software para diagnóstico e afins). Não acho que valha pela chatice no meu caso.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por tiagovale2 Ver Post

                                                              Mudar o filtro do ar e mesmo as velas é facil, o problema é desmontar a mota toda.

                                                              Há motas em que é consideravelmente mais fácil, mas na minha isto é o aspeto só para chegar lá:



                                                              Estamos a falar de cerca de meia hora de um mecânico experiente a dar-lhe bem só para desmontar tudo, e depois outro tanto (mais uns trocos porque encaixar algumas peças é uma dor de cabeça) para montar.
                                                              Não que seja particularmente difícil desmontar as carenagens, faróis e afins, mas é tanto parafuso, tanto rebite e tanto encaixe que prefiro deixar isso para quem tem mais prática do que eu. E para alguém que se calhar de partir uma carenagem de centenas de euros, assume essa responsabilidade.

                                                              No meio disto tudo, mudar filtro e velas demora nem 10 minutos

                                                              E claro que a questão monetária importa muito: Se esta intervenção de velas e filtro me custasse 500€ pensaria duas vezes e era bem capaz de fazer eu em casa, mas neste caso paguei 250€ por muda de óleo (Motul 7100, filtro, velas, filtro do ar, muda de óleo dos travões de trás, mão de obra e ligação ao software para diagnóstico e afins). Não acho que valha pela chatice no meu caso.

                                                              Se soubesse desse trabalho numa mota que estivesse para comprar, não comprava!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X