Gasolina ou Gasóleo?

É verdade, mas pensemos 1 pouco no caso do Accord por ex.

A versão diesel (o 2.2) c/cerca de 3-4 anos está c/preços +/- entre os 23.000€-25.000€, ou seja, + cerca de 8.000€ k o seu "irmão" a gasolina.

Será k nestes casos de usados a gasolina c/3-4 anos já não compensará a diferença, comprando a versão a gasolina, pois a desvalorização já irá ser + residual? Tendo em conta k se pretende manter o carro por + 8 ou 10 anos, digamos.
Nestes casos é capaz de compensar p/o tipo de compradores k referi, mas o k vemos constantemente é realmente uma procura altíssima das versões diesel, e as versões a gasolina serem "abandonadas" nos stands e nas mãos dos particulares...

De 2004, o mais barato que encontras é 18500 euros (e não quer dizer que se venda), o que dará uma diferença 4000 euros para o diesel do mesmo ano.

Logo à partida, o gasolina paga 126 € de imposto, enquanto o diesel paga bastante menos. Facilmente gastas 500 euros a mais em selo se o tiveres mais 10 anos.

Se quiseres vender o gasolina, deparas-te com um valor de retoma na casa dos 13000 euros. Podes vender a particular por mais, mas não esperes conseguir vender em poucos meses.

Tem de aparecer o cliente certo para ele, que é quem quer um bom carro, fiável, para andar poucos kms ano e não o pretenda vender nos próximos 10 anos.

Para estes casos, é uma excelente compra e não é fácil justificar o diesel.

Só é necessário que apareça alguém disposto a desfazer-se de um em bom estado por uma 'ninharia'.

Suspeito que esse accord de 2004 alguma vez seja vendido por 18500 euros. Se for por 16500 já não é mau.

Como já ficou aí atrás demonstrado, de momento o que não é mesmo dilema é a aproximação dos combustíiveis, já que a mesma não passa de um mito urbano (que costuma atacar em especial no Natal).

Não ficou nada demonstrado. Só mesmo na tua cabeça.[:p]

Preço médio da gasolina e do gasóleo e respectiva diferença para os últimos anos, tirado do tópico dos combustíveis:

Anos --- Gasolina ---- Gasóleo--->Diferença
2001 ---- 0,91€/L ----- 0,68€/L---> 0,23€
2002 ---- 0,92€/L ----- 0,67€/L---> 0,25€
2003 ---- 0,97€/L ----- 0,71€/L---> 0,26€
2004 ----1,033€/L -----0,788€/L--> 0,245€
2005 ----1,149€/L -----0,939€/L--> 0,21€
2006 ----1,279€/L -----1,044€/L--> 0,235€

Dúvidas? [:p]

Anos --- Gasolina ---- Gasóleo--->Diferença

2001 ---- 0,91€/L ----- 0,68€/L---> 0,23€
2002 ---- 0,92€/L ----- 0,67€/L---> 0,25€
2003 ---- 0,97€/L ----- 0,71€/L---> 0,26€
2004 ----1,033€/L -----0,788€/L--> 0,245€
2005 ----1,149€/L -----0,939€/L--> 0,21€
2006 ----1,279€/L -----1,044€/L--> 0,235€

Já agora, dados de 2007, onde os poderemos encontrar? Este ano a diferença global é capaz de ter rondado os 0,20€-0,21€, assim mt por alto não?

A média global de 2007 até ao passado dia 14 de Dezembro acusa o seguinte:

Gasóleo -> 1,077€/L
Gasolina -> 1,32€/L

Diferença -> 0,243€

Até ao fim do ano a diferença média deverá se ligeiramente inferior aos 0,243€!

Gasóleo -> 1,077€/L
Gasolina -> 1,32€/L

Diferença -> 0,243€

Neste momento está em 18 cêntimos

Gasóleo -> 1,077€/L
Gasolina -> 1,32€/L

Diferença -> 0,243€

Conforma-se a extraordinária aproximação...[:)][:)][:)]

Nem com os números à frente o pessoal se convence!

A memória é curta, mas lá para a Primavera eu lembro-vos...

Last edited:

Gasóleo -> 1,077€/L
Gasolina -> 1,32€/L

Diferença -> 0,243€

Já agora onde é que encontras esses dados?

Conforma-se a extraordinária aproximação...[:)][:)][:)]

Nem com os números à frente o pessoal se convence!

A memória é curta, mas lá para a Primavera eu lembro-vos...

Prever o futuro com base apenas no passado é extraordinário. apr:)

Mas o tópico irá continuar aberto para que possa se auto congratular com a sua incondicional certeza.

Meu caro, já por aqui ando há uns anos e todos os finais de ano é a mesma coisa, com a certeza de muitos de que a diferença está a diminuir e já não compensa comprar carros a gasóleo.

Ora basta ver a variação de preços ao longo dos meses do ano (ciclos verão/inverno) e o valor médio anual para se perceber como as coisas funcionam.

Se o pessoal tem preferência por carros a gasolina, tudo bem, mas usar o argumento da aproximação de preços ano após ano como tenho vindo a assistir é que não por favor...é um belo mito urbano.

O futuro ninguém pode prever, há sempre uma qualquer catástrofe por aí à esquina, agora em condições normais não é difícil ser-se bruxo: lá pela Primavera a diferença vai abrir até próximo dos 30 cêntimos e ninguém vai falar nisso, e no final do ano decresce para os 16 ou 17 cêntimos e volta a brigada do "gasóleo vai ficar ao preço da gasolina e já não compensa".

Por mim o gasóleo até pode ficar mais caro que a gasolina que não me ralo, prefiro binário e economia do que potência!

Meu caro, já por aqui ando há uns anos e todos os finais de ano é a mesma coisa, com a certeza de muitos de que a diferença está a diminuir e já não compensa comprar carros a gasóleo.

Ora basta ver a variação de preços ao longo dos meses do ano (ciclos verão/inverno) e o valor médio anual para se perceber como as coisas funcionam.

Se o pessoal tem preferência por carros a gasolina, tudo bem, mas usar o argumento da aproximação de preços ano após ano como tenho vindo a assistir é que não por favor...é um belo mito urbano.

O futuro ninguém pode prever, há sempre uma qualquer catástrofe por aí à esquina, agora em condições normais não é difícil ser-se bruxo: lá pela Primavera a diferença vai abrir até próximo dos 30 cêntimos e ninguém vai falar nisso, e no final do ano decresce para os 16 ou 17 cêntimos e volta a brigada do "gasóleo vai ficar ao preço da gasolina e já não compensa".

Por mim o gasóleo até pode ficar mais caro que a gasolina que não me ralo, prefiro binário e economia do que potência!

Certamente leu o meu 1º post, eu abri este tópico não apenas pela aproximação dos preços entre os 2 combustíveis, para além desse factor referi também o nascimento de novos motores a gasolina com uma potência razoável e com consumos mais reduzidos. São estes 2 aspectos que juntos fazem entender, que nem em todos os casos compensa carros a gasóleo. Se aproximação entre a gasolina e o gasóleo é actualmente uma realidade (iremos ver se a mesma se mantem ou não), a evolução dos carros a gasolina é também algo que devemos ter em consideração.

Claro, e eu também disse que era uma evolução bem vinda. Finalmente está à vista o acabar de uma geração de carros submotorizados que circulou e ainda circula nas nossas estradas.

Agora no que respeita ao famoso problema do compensar ou não, é preciso notar que estes motores não têm muito de económico, pelos consumos médios que tenho visto em ensaios estão na média ou acima dos motores atmosféricos a gasolina. Por outro lado, em Janeiro o IA vai ter uma significativa alteração, perdendo peso no cálculo do imposto a cilindrada e ganhando as emissões de CO2, o que vai penalizar um pouco estes carros e beneficiar motores como por exemplo o 2.0 diesel da BMW, que tem consumos excelentes. E para concluir, a introdução da tecnologia turbo nos motores a gasolina vai também trazer os tais problemas que se apontam aos diesel como aumentando os custos de utilização...

Assim não me parece que tenhamos grandes alterações de mercado no curto prazo, o que vamos ter é adeptos de motores a gasolina bem mais contentes do que agora com os cavalos extra debaixo do pé...[:cool:]

Claro, e eu também disse que era uma evolução bem vinda. Finalmente está à vista o acabar de uma geração de carros submotorizados que circulou e ainda circula nas nossas estradas.

Agora no que respeita ao famoso problema do compensar ou não, é preciso notar que estes motores não têm muito de económico, pelos consumos médios que tenho visto em ensaios estão na média ou acima dos motores atmosféricos a gasolina. Por outro lado, em Janeiro o IA vai ter uma significativa alteração, perdendo peso no cálculo do imposto a cilindrada e ganhando as emissões de CO2, o que vai penalizar um pouco estes carros e beneficiar motores como por exemplo o 2.0 diesel da BMW, que tem consumos excelentes. E para concluir, a introdução da tecnologia turbo nos motores a gasolina vai também trazer os tais problemas que se apontam aos diesel como aumentando os custos de utilização...

Assim não me parece que tenhamos grandes alterações de mercado no curto prazo, o que vamos ter é adeptos de motores a gasolina bem mais contentes do que agora com os cavalos extra debaixo do pé...[:cool:]

No ensaio realizado pela a autohoje ao clio 1.2TCE conclui-se que para além de ser mais potente e mais agradável de conduzir que o clio 1.2 75cv devido ao superior binário que oferece, consegue ainda consumos mais reduzidos, por isso é evidente a sua evolução (mais potência, menos CO2, e consumos inferiores) Também é verdade que o facto de ser turbinado pode trazer alguns problemas que são mais conhecidos nos diesel.

A BMW é a marca que claramente está a conseguir evoluir os carros a gasóleo, aumento de potência e menor consumo, mas esse feito não se deve apenas ao facto de serem carros a gasóleo. O 2.0d de 177cv consegue boas performances e baixos consumos, devido a optimização da sua aerodinâmica e a implementação do "Start/Stop Engine", estes dois aspectos contribuem significativamente para o sucesso do 2.0d entre muitos outos factores lógicamente. Agora existem automóveis a diesel que também não são muito generosos, (nem tudo são rosas no mundo dos diesel) O Audi A3 2.0tdi de 140cv tem médias de 7.0l aos 100, isto num tipo de condução mista, o bmw 320cd de 150cv tem médias de 8l aos 100... nem tudos conseguem oferecer boa performance e baixo consumo, claro que esta relação comparada com os carros a gasolina é na maioria superior garantidamente. É sabido que os consumos anunciados pelas marcas raramente coincidem com os reais, mas a margem de erro actualmente é maior num carro a gasóleo, as marcas aproveitam a moda que se gerou a volta dos mesmos.

Cumpts

No ensaio realizado pela a autohoje ao clio 1.2TCE conclui-se que para além de ser mais potente e mais agradável de conduzir que o clio 1.2 75cv devido ao superior binário que oferece, consegue ainda consumos mais reduzidos, por isso é evidente a sua evolução (mais potência, menos CO2, e consumos inferiores) Também é verdade que o facto de ser turbinado pode trazer alguns problemas que são mais conhecidos nos diesel.

A BMW é a marca que claramente está a conseguir evoluir os carros a gasóleo, aumento de potência e menor consumo, mas esse feito não se deve apenas ao facto de serem carros a gasóleo. O 2.0d de 177cv consegue boas performances e baixos consumos, devido a optimização da sua aerodinâmica e a implementação do "Start/Stop Engine", estes dois aspectos contribuem significativamente para o sucesso do 2.0d entre muitos outos factores lógicamente. Agora existem automóveis a diesel que também não são muito generosos, (nem tudo são rosas no mundo dos diesel) O Audi A3 2.0tdi de 140cv tem médias de 7.0l aos 100, isto num tipo de condução mista, o bmw 320cd de 150cv tem médias de 8l aos 100... nem tudos conseguem oferecer boa performance e baixo consumo, claro que esta relação comparada com os carros a gasolina é na maioria superior garantidamente. É sabido que os consumos anunciados pelas marcas raramente coincidem com os reais, mas a margem de erro actualmente é maior num carro a gasóleo, as marcas aproveitam a moda que se gerou a volta dos mesmos.

Cumpts

Os carros a gasóleo gastam menos é um facto.
Os únicos motores a gasolina que considero com bons nos consumos são os da Honda e da BMW e ainda um ou outro como o da Kia do Cee´d.

Acho que só com a igualdade de impostos na gasolina e no gasóleo é que a venda de carros se alterava.

E falando de impostos acho uma injustiça quem tem carro a gasolina pagar mais impostos do que quem tem carro a gasóleo. Isto porque já maior parte dos carros a gasóleo são particulares e não de empresas, assim não há razão para o imposto ser mais baixo.

E eu conduzo um carro a gasóleo.

Agora com a chegada dos novos motores honda 1.3 e 1.5 em finais de 2008 logo veremos com reage o mercado.

Back