Suvs - Porquê???

Concordo.

Mas estas discussoes sao boas para se pensar noutras questoes:

Falaram que comprar um SUV para uso exclusivo citadino errado. Concordo.

E comprar um focus em vez de um up nao vai dar o mesmo?

o carro mais fixe e o C1 do car sharing. Levezinho pequeno...

Concordo.

Mas estas discussoes sao boas para se pensar noutras questoes:

Falaram que comprar um SUV para uso exclusivo citadino errado. Concordo.

E comprar um focus em vez de um up nao vai dar o mesmo?

o carro mais fixe e o C1 do car sharing. Levezinho pequeno...

Depende dos percursos. Os meus habituais kms citadinos são uma bosta com excesso de lombas, tampas, buracos, empedrados com afundanços... desde que tenho um saltos altos já não tenho que andar quase a parar para não bater por baixo nessas múltiplas situações pelas que passo o comum dos meus dias. Não é só terra. Depois tens de facto a vantagem que por vezes vais parar a pistas no campo ou praia e vai-se mais descontraído com um cross/SUV...

Já se a minha vida fosse passada em autobahns, uma coisa mais rentinha ao chão fizesse mais sentido.

Last edited:
No dia em que os anti-suv's deste tópico tiverem mulher, filhos a sogra o cão o gato mais os periquitos para transportar, quero ver se ainda mantêm a mesma opinião e se continuam a achar que um rasteirinho compacto tem um comportamento muito melhor em estrada....[:D]

Quando as restrições orçamentais são muitas a escolha implica sempre um compromisso e tem que se abdicar de algumas coisas.

Convenhamos que ter que amargar com um destes pequenos dieseis seja em que formato for já é um enorme compromisso, pelo menos para quem gosta de guiar.

Agora um fenómeno interessante é a enorme proliferação de SUVs para quem tem mais dinheiro, aí arrinhas quase não há e berlinas estão em queda.

Ontem fiz Zurique - Freiburg (300 kms ir e vir 50/50 Suiça e Alemanha) e não vi assim tantos SUV. Vê.se muitos reboques (o mesmo que vi quando fui a Milao) mas diria que a maioria entre os carros familiares sao carrinhas (Volvos, Audis, Mercedes).

Por causa deste topico estava a reparar e o unico surpreendente foi o Evoque cabrio mas nao vi assim muitos SUVs (pelo menos na AE).

Os meus sogros vivem em Dudingen e por isso já visitei a Suíça... é uma realidade bem diferente da portuguesa

Em resposta ao primeiro post.
Ora porque vendem, porque são procurados. Tão simples quanto isso. Agora se as pessoas precisam é outra questão.
Há tempos saiu um artigo interessante que dizia que 80% dos portugueses compradores de automóveis compravam um automóvel acima das suas necessidades práticas.
Também li algures que os EUA investiram biliões de dólares em autoestradas nos últimos anos, é para quê? As vendas dos SUVs não param de aumentar. Todas as marcas de automóveis querem ter pelos menos um modelo para acompanhar esta tendência do mercado.
Quer gostemos de SUVs ou não, cada um compra se quiser. Há muitas outras opções para quem não gostar.
Depois em relação ao preço também depende do modelo/marca. Por exemplo o Captur tem um preço muito semelhante ao Clio.

Ontem fiz Zurique - Freiburg (300 kms ir e vir 50/50 Suiça e Alemanha) e não vi assim tantos SUV. Vê.se muitos reboques (o mesmo que vi quando fui a Milao) mas diria que a maioria entre os carros familiares sao carrinhas (Volvos, Audis, Mercedes).

Por causa deste topico estava a reparar e o unico surpreendente foi o Evoque cabrio mas nao vi assim muitos SUVs (pelo menos na AE).

Os gajos tem aquilo forrado a tapetes de veludo, não precisam de saltos altos para nada [:D]

Evidente que uma carrinha, no geral, faz mais sentido como familiar para quem anda sobre autobahns nonstop, né ?

Os gajos tem aquilo forrado a tapetes de veludo, não precisam de saltos altos para nada [:D]

Evidente que uma carrinha, no geral, faz mais sentido como familiar para quem anda sobre autobahns nonstop, né ?

Correcto, seria a minha decisao. Se fizesse maioritariamente AE seria uma carrinha :D

Pois mas eu também vais buscar SUVs de topo

Era so para responder a questão de porquê SUVs? Porque muita gente vai ficar super feliz com eles.

Agora eu tambem ficaria feliz como solteiro ou com namorada num VW up GTI em cidade. Pequenino e maneirinho.

Era so para responder a questão de porquê SUVs? Porque muita gente vai ficar super feliz com eles.

Agora eu tambem ficaria feliz como solteiro ou com namorada num VW up GTI em cidade. Pequenino e maneirinho.
Sim, ou um Fiat 500 Abarth

No dia em que os anti-suv's deste tópico tiverem mulher, filhos a sogra o cão o gato mais os periquitos para transportar, quero ver se ainda mantêm a mesma opinião e se continuam a achar que um rasteirinho compacto tem um comportamento muito melhor em estrada....[:D]
Quem ouve falar até parece que se tem comparado SUV com MX5 e coisas tais, tirando os devaneios do Superfast mas isso não se pode ligar muito...

Para mim, uma carrinha ira ser sempre mais versátil que um SUV, e falo por experiência tanto em SUV, como em MPV...

Para além da dinâmica, ha a maior altura ao solo dos carros o que dificulta colocar cargas mais pesada, não gosto da dinâmica, não gosto, não gosto da posição de condução muito altas... Enfim, uma questão de escolhas. Dizer que para muita gente um SUV é melhor é generalizar, nem sempre é.

Quem ouve falar até parece que se tem comparado SUV com MX5 e coisas tais, tirando os devaneios do Superfast mas isso não se pode ligar muito...

Para mim, uma carrinha ira ser sempre mais versátil que um SUV, e falo por experiência tanto em SUV, como em MPV...

Para além da dinâmica, ha a maior altura ao solo dos carros o que dificulta colocar cargas mais pesada, não gosto da dinâmica, não gosto, não gosto da posição de condução muito altas... Enfim, uma questão de escolhas. Dizer que para muita gente um SUV é melhor é generalizar, nem sempre é.

Tens sempre a nova Renault Espace...não é SUV mas é alta qb.

Tenho lido por aqui muitas vezes quem preferem carrinha por ser mais versátil que um SUV.
Isto tem-me feito alguma confusão porque tenho uma opinião completamente diferente.

Concordo se me disserem que numa carrinha têm mais espaço de mala, e que é melhor em tudo o que envolve eficiência na condução, mas isso para mim (e para muita gente) não é versatilidade.

Para mim versatilidade é poder ter mais espaço no habitáculo com múltiplas formas de configuração de bancos, é ter por exemplo um espaço de carga de dimensão variável conjugada com um abertura mais ampla e onde (fora a capacidade em litros) é possível colocar objectos mais altos.
em termos de acesso ao habitáculo, é não precisar de fazer tanta ginástica para conseguir entrar.
nestes termos, de um modo geral os MPV são os melhores, seguidos dos SUV's, e só depois as carrinhas.

Pegando num exemplo de cá de casa: Ford S-max, comparando com a Mondeo sw (que até é 6cm maior), tem logo à partida +200 litros de mala. Depois há a questão dos bancos, onde é possível ajustar em profundidade (aumenta mais a mala) e em inclinação. Dá para fechar cada um dos 3 bancos individualmente, ficando um fundo completamente plano, que na sw não dá.
o acesso aos lugares é mais alto, que facilita a entrada sobretudo a quem for de mais idade, ou a colocar os putos nas cadeiras nos bancos de trás. Miúdos até 6 ou 7 anos andam na boa de pé lá dentro, tudo coisas que numa sw não é possível.
O acesso à mala é mais amplo, e ainda à uns tempos se transportou lá um moto-cultivador, que numa sw nem sequer entrava.

Há e tal, mas a sw é mais confortável, sim, até 4 pessoas, mas vamos por a 5ª e a coisa fica mais difícil, e isto em estradas mais retorcidas e velocidades mais elevadas, porque se for para rolar até 120/140 em ae sem grandes curvas, pouco se vai notar a pior dinâmica dos carros mais altos.

Ora o SUV está a meio caminho entre os MPV e as sw, não tem a mesma versatilidade dos monovolumes, mas tem mais que as carrinhas mais baixas. Com a mesma dimensão/segmento, tem mais espaço no habitáculo e por vezes mais espaço de carga que uma carrinha. perde no acesso de carga, mas ganha no de passageiros; perde numa condução mais aguerrida, mas é quase irrelevante numa condução cumpridora, e ganha em pisos em mau estado/estradões.

Resumindo, nenhum deles faz o meu género de carro [:D], mas se é para conduzir prefiro a sw, se é para andar à pendura/bancos de trás, claramente MPV seguido de SUV!

[h=1]Os mini SUV mais vendidos em Portugal[/h]
http://automonitor.pt/2017/07/30/mercado-e-estatisticas/os-mini-suv-mais-vendidos-em-portugal/

Os mini SUVs e crossovers já são a terceira categoria de automóveis mais vendida em Portugal. No primeiro semestre do ano venderam-se mais de 12 mil destes minis de altura ao solo elevada e espírito aventureiro.
Com a chegada anunciada do Kia Stonic, Hyundai Kauai e SEAT Arona, entre outros, a guerra pelo domínio da categoria promete animar ainda mais. Para já, dois modelos fazem mais de metade das vendas do segmento. Confira a tabela de vendas, segundo os dados oficiais da ACAP.
Mini-SUVs-1%C2%BA-semestre-2017.png

Back